A escassez de chuvas que açoita o estado de Goiás todos os anos registra também uma quantidade cada vez maior de queimadas. No início desta semana, no trecho da BR 060 entre os municípios de Indiara e Acreúna, um acidente envolvendo 10 veículos, incluindo carretas, ocorreu devido à fumaça que cobria a pista.

Segundo o tenente coronel do Corpo de Bombeiros, Pedro Carlos Borges de Lira, é preciso tomar precauções contra os perigos causados pelas queimadas. O fogo pode se alastrar para locais indesejados como moradias, lotes baldios, lixo, plantações e margens de rodovias.

O tenente destaca ainda que, caso o motorista se depare com a fumaça que cobre a pista, que pare o carro em um local seguro e longe da vegetação seca, próximo a comércios ou a um posto de gasolina, até que o fogo seja extinguido e a fumaça se dissipe. Se não puder esperar, o condutor deve reduzir a velocidade, ascender os faróis, fechar os vidros, utilizar o ar apenas para ventilação interna e então, com bastante atenção, atravessar a cortina de fumaça.

Nesta época do ano, os incêncios são causados por conta do tempo seco, das altas temperaturas e da vegetação desidratada, que se torna vulnerável à propagação das chamas. Com o alastramento do fogo, a fumaça forma uma densa cortina que cobre parte das rodovias, causando problemas no trânsito e muitos acidentes.