As semifinais do Campeonato Goiano 2022 já foram definidas: Goiás x Iporá e Vila Nova x Atlético Goianiense. A equipe esmeraldina é dona da melhor campanha do estadual com 23 pontos. Já seu adversário, o Lobo Guará teve uma recuperação impressionante, saindo de rebaixado a semifinalista da competição. No outro confronto, o Tigrão, comandado por Higo Magalhães, demonstrou evolução durante o campeonato, e o Dragão, favorito antes de começar o estadual, passou por oscilação e mudanças de técnicos.

Os primeiros jogos da fase semifinal acontece no próximo final de semana e os comentaristas do Sistema Sagres de Comunicação elegeram as duas equipes favoritas nos confrontos para chegar a decisão. Confira as opiniões:

Leia também:

José Carlos Lopes

“Do início do campeonato para cá muita coisa mudou no Campeonato Goiano. O Atlético que era o grande favorito já está com o seu terceiro técnico, Umberto Louzer. Deixou de ser favorito ao título? Claro que não, mas Goiás e Vila Nova cresceram demais. O Vila foi o primeiro time que deu liga, ganhou do Atlético duas vezes. O Goiás vem de uma sequência de vitórias impressionante, começou com Glauber Ramos e agora está com o Pivetti nessa mesma sequência. E o Iporá? O que dizer desse crescimento do Iporá? Então são times que merecem a nossa observação, nosso respeito, mas para mim, Vila Nova e Goiás vão decidir o Campeonato Goiano de 2022”.

Evandro Gomes

“Eu acredito que um finalista não tem como dar errado: é o Goiás. O Goiás é disparado o melhor time do campeonato, são nove vitórias em 12 jogos, dois empates e apenas uma derrota. O Iporá teve uma ascenção espantosa na competição. Incrível como o Iporá surpreendeu, de um time que estava praticamente rebaixado para chegar a uma semifinal de campeonato. Mas nenhuma dúvida que o Goiás é favorito, vai para a final. A outra é de matar. Atlético e Vila Nova. Nós dois jogos que o Vila ganhou do Atlético nesse campeonato, ambos o Atlético foi considerado por 90% da imprensa favorito para ganhar. O Vila tem uma campanha melhor que a do Atlético, motivado, porque há muito tempo vem ganhando clássicos. Esse é um jogo super equilibrado, mas a gente tem que apontar um finalista e o momento é melhor para o Vila. Eu aposto”.

Tim

“No confronto entre Goiás e Iporá, é óbvio pelo o que vem jogando, o Goiás é favorito para avançar à final. Lógico que tem que ter todos os cuidados porque o Iporá cresceu muito, mas o Goiás é o time que faz o melhor futebol nessa temporada aqui no Campeonato Goiano. No clássico entre Vila Nova e Atlético é uma situação bem mais complicada, bem mais difícil porque são jogos bem mais equilibrados, pelo menos eu imagino assim. Agora, diante do que fez na competição, o Vila já venceu o Atlético duas vezes. Pelo o que vem jogando, eu coloco um pequeno favoritismo ao Vila Nova. Então se fosse para apostar, para dar um chutão, eu daria o chutão que a final do Campeonato Goiano 2022 será entre Vila Nova e Goiás”.

Cléber Ferreira

“Decisão só tem favoritos em casos muito excepcionais e eles não aconteceram no futebol goiano este ano. Semifinal e final de campeonato é um momento muito delicado. Contudo, com os elementos que temos em mão neste momento, o crescimento do Goiás e a competitividade do Vila Nova, penso que Vila Nova e Goiás farão a final, porque para mim o Vila tem mais chances de passar diante o Atlético. Isso já foi provado quando o Vila enfrentou o Atlético pelas duas vezes anteriores. E o Goiás tem maiores chances do que o Iporá pelo peso da camisa, tradição, investimento, de chegar a final. Então, para mim, Vila Nova e Goiás farão a final”.

André Isac

“E para mim o Goiás é o grande favorito para fazer a final do campeonato passando pela equipe do Iporá. E do outro lado, a equipe do Vila Nova já provou que consegue ganhar do Atlético – dois jogos, duas vitórias. Para mim, a final do Goianão será Goiás e Vila Nova”.

Mariana Tolentino é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o Iphac e a Unialfa sob supervisão do Coordenador de Esportes Charlie Pereira.