Neste segundo episódio da segunda temporada da série Caminhos da Sustentabilidade, com foco no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12, da Organização das Nações Unidas (ONU), ”Consumo e Produção Sustentáveis”, o professor e especialista em Economia, Luiz Carlos Ongaratto afirma que uma gestão sustentável em um grande centro vai muito além de pensar o destino do lixo, por exemplo.

Leia mais: Caminhos da Sustentabilidade #1 | Como o consumidor pode identificar produtos sustentáveis

”Vai desde pensar o conceito da ideia inicial de um projeto ou produto novo, ou de uma vida nova como o nosso cotidiano, até a questão mesmo da pegada ecológica; é o que a gente deixa para trás e pode ser um impacto negativo como recursos desperdiçados ou deixar o lixo mal gerido, poluir rios, mares, oceanos, ar”, aponta.

Ongaratto destaca que a ONU já se preocupava com sustentabilidade muito antes dos ODS da Agenda 2030. ”A ONU já tinha um programa em 1989 que era o ‘Produção Limpa’, que depois foi colocado como ‘Produção Mais Limpa’. Esse programa diz que todo projeto ou empresa que nasce deveria criar produtos da maneira mais eficiente possível, as instalações usando o mínimo de recursos possível, energia limpa”, afirma. Assista a seguir