Com quase 30 anos de história no rádio goiano, o Debates Esportivos estreia em novo formato a partir deste sábado (25/11), o videocast. Com apresentação de Wendell Pasquetto e Charlie Pereira, o Debates também apresenta novidades na programação e segue com duração de cerca de 1 hora.

“São programas objetivos, não são muito extensos, a expectativa é muito boa, a estrutura é boa. Não é aquele podcast que estamos acostumados a assistir e ouvir, é um programa com roteiro, com personagens, adaptado a este formato”, explicou o apresentador Wendell Pasquetto.

O primeiro programa em novo formato aborda a corrida de rua, modalidade esportiva que tem crescido em Goiânia ao longo dos últimos anos. “É uma prática que envolve uma preparação muito grande e mudanças de hábitos. Trouxemos especialistas para falar sobre o tema, que também é uma marca do programa”, afirma Charlie Pereira, que também atua na produção, com Arthur Barcelos.

“Toda etapa na comunicação que envolve mudança de conteúdo, reformulação, reestreia é um desafio. Ficamos ansiosos para saber se o público vai gostar, estamos saindo de uma zona de conforto para pisar em algo que vamos ter de nos acostumar. Tenho certeza que o programa inicial será entregue em excelente qualidade e sempre vamos melhorar, vem aí mais novidades”, projeta Charlie.

Tradição no rádio goiano

O Debates Esportivos foi criado em 1997 após a fundação da Rádio K, com a marca Feras do Kajuru, do atual senador da República Jorge Kajuru. Em seu formato inicial, o programa era exibido diariamente, ao vivo, e reunia vários comentaristas que abordavam as notícias diárias do esporte goiano. O Debates se consolidou, neste período, como um dos programas esportivos de maior audiência no estado.

“Passaram grandes nomes do rádio esportivo goiano, onde se debatia os principais assuntos do dia, resultados dos jogos, comportamento da torcida, bastidores e entrevistas”, pontuou Charlie. Entre os nomes reconhecidos que passaram pela bancada do Debates estão: Jorge Kajuru, Luiz César do Amaral Muniz, o Leleco, Evandro Gomes, Luiz Gerci Araujo, Whashington Luís e outros.

Esse formato se manteve até 2018, passando pela Rádio 730 até chegar ao atual Sistema Sagres, quando se transformou em podcast semanal. Nesse formato, o Debates Esportivos se aproxima de 200 edições. “A partir de 2018 houve uma mudança na maneira como a gente se comunicava dentro dos debates”, explica Charlie Pereira.

“Antes eram programas muito acalorados, com opiniões duras e discussões. A partir de 2018, na Rádio Sagres, o programa tem uma mudança onde as ideias são mais elaboradas, a pauta é mais trabalhada em análises mais aprofundadas, fora do factual”, completa Charlie.

A partir de 2020, o formato de podcast passa a abordar outros assuntos do esporte goiano. “Com a mudança editorial deixa de se falar exclusivamente de futebol para falar também de futebol menino, outras modalidades, racismo no esporte, medidas que envolvem pessoas, inclusão social, olimpismo etc”, explica Pasquetto. O Debates Esportivos vai aos sábados, às 12h, nos tocadores de podcast.

Leia mais: