Anteriormente ocupado por um aterro sanitário, um espaço em Fortaleza ganhou uma nova vida, agora dedicada à educação e ao desenvolvimento positivo da comunidade local em Caucaia, região Metropolitana de Fortaleza, no Ceará. Nomeada de “Novo Destino”, a escola emerge como um farol de transformação, ressignificando o ambiente antes destinado ao descarte de resíduos.

A revitalização da área administrativa não apenas proporcionou um ambiente educacional vibrante, mas também reforçou a sustentabilidade ao utilizar materiais reutilizados, como canos de PVC e latas de óleo, transformados em recursos educativos inovadores. Essa abordagem não apenas contribui para a conscientização ambiental, mas também torna o cotidiano dos alunos mais cativante.

Inaugurada há dois anos, a escola “Novo Destino” oferece aulas de reforço em leitura, escrita, matemática, educação ambiental e competências socioemocionais para cerca de 90 crianças e jovens de 6 a 17 anos. Além disso, contribui para a alfabetização de 40 adultos, proporcionando aulas diárias no contraturno escolar.

Pesquisa

Suzana Marinho, diretora da GNR Fortaleza, um dos parceiros do projeto, destaca que a escola surgiu a partir de uma pesquisa voltada para compreender as necessidades da população local, com foco primordial na educação. “A escola Novo Destino está sendo uma experiência muito rica para todos. A união e colaboração entre os grupos empresariais e o Instituto Alicerce foram muito importantes para o sucesso desse projeto. Nós conseguimos visualizar a frequência, o desenvolvimento e o aprendizado de cada criança. Também recebemos feedbacks positivos dos pais sobre a evolução dos filhos não só dentro da escola, como fora dela”, diz Suzana.

A escola “Novo Destino” vai além do ensino formal. Este ano, o Parque Criativo foi inaugurado, combinando recreação com iniciativas socioambientais. Sob a direção artística de Narcélio Grud, o parque incorpora práticas de sustentabilidade e economia circular, transformando materiais recicláveis em ferramentas educativas.

O Parque Criativo oferece um ambiente lúdico e educativo, onde crianças podem explorar dois mobiliários musicais, uma gangorra com canos entrelaçados e bancos giratórios. As antigas compactadoras de lixo foram substituídas por áreas acolhedoras, convertidas em bibliotecas e brinquedotecas, promovendo uma experiência única de aprendizado e diversão, enquanto enfatiza a importância da regeneração e reutilização de materiais.

“Todos os equipamentos passaram por higienização e inspeção de qualidade e segurança. O trabalho é cuidadosamente feito por vários profissionais que estudam as diversas formas de ressignificar objetos que, a priori, iriam para o lixo, mas, com criatividade e um olhar mais atento, podem ter sua vida útil prolongada”, afirma Grud.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

Leia mais: