Uma reforma de ampliação do Hospital Estadual de Trindade Walda Ferreira dos Santos (Hetrin) visa aumentar a área construída da unidade de 2.491 m² para 8.194 m², aproximadamente 3,5 vezes maior. Além disso, a obra, que segundo o Governo de Goiás será iniciada ainda neste ano, vai estruturar uma maternidade de alto risco no local.

Leia também: Iris Rezende tem “evolução contínua e respira espontaneamente”, diz filha

Localizado na região Metropolitana de Goiânia, o Hetrin ampliará o número de leitos de 56 para 149, um incremento que triplica a capacidade de atendimento do hospital. Em relação às Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), a quantidade atual será dobrada, passando de 10 para 20 locais de internação para pacientes graves.

O secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino, disse que “vamos triplicar a área da unidade, complementando a estruturação da rede de saúde da região”. Segundo ele, o Hetrin será um hospital geral com maternidade de alto risco, UTIs e todo respaldo de exames de diagnóstico. O titular da SES-GO já assinou a ordem de serviço. Com as obras, o hospital passará por uma reforma estrutural geral. A fachada e o interior da unidade serão modernizados.

Balanço

Durante o enfrentamento à pandemia da Covid-19, o Hetrin adaptou-se para atender a população. Em abril de 2020, a unidade instalou um tanque de oxigênio de 3 mil metros cúbicos. O sistema foi implantado para garantir oxigênio suficiente para a nova Unidade de Terapia Intensiva.

Nos últimos dois anos, o Hetrin realizou mais de 80 mil atendimentos, sendo cerca de 70 mil gerais e 10 mil em casos de Covid-19. No balanço da unidade também constam 160 mil exames laboratoriais, 10 mil eletrocardiogramas, 30 mil exames de raio X e mais de mil partos. No total, cerca de 700 pacientes infectados pelo coronavírus, com diagnóstico de moderado a grave, se recuperaram após internação e tratamento no hospital.