O Reino Unido anunciou na última terça-feira (17) um plano unilateral com novas medidas sobre o comércio pós-Brexit. O Brexit representou a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) em 2020. O projeto descarta parte do chamado Procolo da Irlanda do Norte, que diz que o país deve permanecer dentro do território aduaneiro da UE.

De acordo com o governo britânico, a decisão de mudar o tratado funcionaria como um seguro caso não seja possível chegar a um acordo com o bloco para encerrar uma disputa sovre regras comerciais pós-Brexit.

Na Irlanda, o partido pró-IRA (Exército Republicano Irlandês) e pró-unificação das Irlandas, o Sinn Féin, conseguiu maioria no parlamento nas últimas eleições, contra o DUP Partido Unionista Democrata), oposição que defende a permanência junto ao Reino Unido.

O resultado da eleição acompanha tendências demográficas que há muito tempo indicam que partidos protestantes pró-Reino Unido seriam ofuscados pelos nacionalistas católicos, que referendam a República da Irlanda.

Saiba como isso afeta a relação entre os dois países e com o próprio Reino Unido, na análise do professor de História e Geopolítica Norberto Salomão, do podcast Sagres Internacional, dentro do Sagres Em Tom Maior desta quinta-feira (19).

Assista a seguir a partir de 01:04′