A Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi) e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Seds) promoveram no Youtube da Renapsi a live Você não está só, sua vida vale ouro para os jovens aprendizes. O evento encerrou as atividades da Campanha Setembro Amarelo que visa a valorização da vida e contou com a participação presencial dos jovens aprendizes do Polo Goiás e on-line dos jovens dos Polos de todo o país.

Assista ao vídeo:

Nesta quinta-feira (29) foi realizada uma palestra durante a live com a psicóloga Amanda Costa com o tema “Cuidados com a Saúde Mental”. Durante a conversa, a profissional da saúde explicou o que é a campanha, falou sobre saúde mental no trabalho,  como identificar sintomas e situações e deu dicas de como valorizar a vida no dia a dia.

Além disso, Amanda Costa realizou uma dinâmica com jovens onde eles tiveram que identificar mitos e verdades sobre transtornos mentais. Os jovens aprendizes acertaram as questões, o que deixou a psicóloga surpresa.

“É sempre uma surpresa. Apesar de ser um assunto que vem se popularizando entre os jovens, a questão de cuidados com a saúde mental ainda é um tabu, infelizmente. Então quando a gente tem esse retorno e a participação deles de uma forma tão positiva e tão assertiva é muito bom e a gente fica muito feliz. Então acho que a cada ação que a gente realiza nós somos surpreendidos por eles”, disse.

A jovem aprendiz Ana Maria Marques (de azul) ao lado da psicóloga Amanda Costa (Foto: Reprodução/Youtube Renapsi)

A jovem aprendiz Ana Maria Marques tem 15 anos,  participou da dinâmica no palco e acertou o seu fato. Ela contou que a experiência foi um momento histórico em sua vida.

“Foi a primeira vez que participei de algo tão importante assim, principalmente sobre um tema que muda a vida das pessoas. E foi uma ótima sensação que senti no meu coração, algo incrível. Sei que muitos jovens vão sair daqui com um pensamento diferente, vão procurar ajuda e vão saber lidar com isso melhor”, detalhou.

Setembro Amarelo

O mês de setembro é dedicado à campanha do Setembro Amarelo desde 2014. Por esse motivo, o Departamento Psicossocial da Renapsi realizou dez ações durante o mês, algumas em parceria com o Governo de Goiás e empresas. A coordenadora do departamento, Aline Mariano, disse que a equipe do psicossocial está muito satisfeita com o resultado das ações realizadas na campanha.

“A gente impactou nossos jovens, trouxemos para a discussão, tentamos fazer de uma forma bem dinâmica para que eles participassem e através da expressão deles a gente pudesse perceber quem precisaria de atendimento e assim já começar a fazer um acompanhamento, que é o que o departamento faz”, disse.

Jovens aprendizes durante a live (Foto: Sagres Online)

A psicóloga Amanda Costa destacou que esses momentos foram muito importantes porque  aproxima os jovens aprendizes de um tema que ainda é tabu entre muitos deles. 

“Muitas vezes o jovem não conhece o departamento psicossocial ou às vezes não se sente muito confortável, fica com vergonha. E através dessas ações a gente consegue desconstruir muitas ideias erradas que às vezes o jovem tem em relação à saúde mental, ao acompanhamento psicológico ou psiquiátrico. E através dessas orientações ele passa a se sentir confortável para buscar ajuda”, pontuou.

A Renapsi faz o acompanhamento integral dos jovens aprendizes contratados. Pois além do desenvolvimento no mercado de trabalho, a equipe acompanha aspectos sociais da vida deles.

“O nosso objetivo é acompanhar o jovem de uma forma integral para além do trabalho. Porque a gente sabe que os aspectos social e psicológico podem impactar muito no desempenho profissional e nas expectativas, nas ambições profissionais desse jovem”, disse Costa.

Ninguém está sozinho

A campanha da Renapsi foi realizada com o tema Você não está só, sua vida vale ouro.  A coordenadora do Psicossocial, Aline Mariano, disse que o tema da campanha surgiu de atendimentos com os jovens aprendizes. “Nós notamos que muitos jovens traziam para a gente a ânsia de que estavam sofrendo de ansiedade, depressão, e achava que estava sozinho,  que não tinha ninguém para apoiá-lo”, contou.

Desta forma, o tema foi o escolhido para nortear as ações da campanha e atingir os contextos de saúde mental que os jovens estão envolvidos. “A gente quis lançar a campanha “você não está só” para mostrar que a gente tem um departamento que acompanha e que a vida de cada jovem para gente “vale ouro”, no sentido que nós fazemos questão de estar presentes”

Na live desta quinta-feira (29) estavam presentes jovens aprendizes dos Polos da Renapsi de todo o país. O momento contou com bastante interação presencial e on-line, com perguntas durante a palestra e dentro da dinâmica de mitos e verdades.  A psicóloga Amanda Costa detalhou que os trabalhos continuam e que a campanha foi um meio de conscientizar os jovens a buscar ajuda.

“O setembro amarelo é um espaço onde está mais enfatizado o cuidado com a saúde mental por conta da campanha de valorização da vida, mas é um acompanhamento que a gente faz ao longo de todo ano. E o objetivo mesmo é receber essas demandas e iniciar esses acompanhamentos não só em setembro”, afirmou.     

Além do Governo de Goiás, a live Você não está só, sua vida vale ouro contou com a parceria do Departamento Educacional da Renapsi. Segundo Mariano, o momento foi pensado para ter a interação e eles participarem ativamente da live.

“Teve muita interação, muitas perguntas que a gente ainda vai ter que responder porque não deu para responder todas, mas foi muito interessante esse momento de integração que é o que a Renapsi proporciona durante todo o ano. Essa é a palavra integração. E através dessa integração, nós queremos mostrar para o jovem que eles não estão só e que a gente está aqui para acolher todos eles”, frisou.

Leia mais: