A negociação envolvendo o atacante Renato Kayzer e o Athletico Paranaense avançou neste sábado (19) após reunião do empresário Luiz Taveira com dirigentes do Furacão na última sexta-feira (18). Com isso, o camisa 9 viaja para Curitiba e fará exames médicos no Furacão na próxima segunda-feira (21). A informação foi divulgada pelo site Globoesporte.com e confirmada pela repórter Nathália Freitas.

Desta forma, o atacante fará sua despedida com a camisa rubro-negra na partida contra o Atlético-MG pela 11º rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Ele é o artilheiro do clube na temporada com 10 gols marcados em 15 partidas e encerra sua segunda passagem no CT do Dragão, sendo que a primeira foi em 2018 durante a disputa da Série B.

Em contato com a reportagem da Sagres, o empresário Luiz Taveira confirmou a viagem do jogador ao Paraná no início da próxima semana, faltando apenas os exames médicos para a concretização da transferência.

O interesse do Athletico-PR se tornou público na última quarta-feira (16) com o Dragão no Rio de Janeiro se preparando para entrar em campo pela Copa do Brasil. O clube ofereceu ao Cruzeiro, detentor dos 70% dos direitos econômicos do atleta, R$ 5 milhões por 90%. O contrato a ser assinado será válido até dezembro de 2023.

Em nota, o Cruzeiro criticou a postura do Atlético-GO durante a negociação:

Nota Oficial – Renato Kayzer

O Cruzeiro Esporte Clube informa que chegou a um acordo com o Club Athletico Paranaense e acertou a venda do atleta Renato Kayzer.

Kayzer estava emprestado ao Atlético-GO, que não quis proceder à liberação imediata do jogador, prevista em contrato neste tipo de situação, mesmo após ter sido previamente notificado por três vezes para exercer seu direito de preferência, igualando a proposta feita pelo Athletico-PR.

Desta forma, restou ao Cruzeiro buscar seus direitos junto à Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD), que, após brilhante trabalho do Jurídico do Clube, mais uma vez com apoio do Dr. Marcelo Jucá, concedeu decisão favorável à liberação liminar do atleta, o que ainda será objeto de pedido de modulação, uma vez que o prazo estipulado para a concretização do negócio acabou sendo ligeiramente ultrapassado, em razão de problemas operacionais alheios ao Cruzeiro.

O Clube reitera seu dever de honrar todos os seus compromissos e acredita que os contratos devam ser cumpridos com boa-fé, lealdade e honestidade, lamentando que o Atlético-GO ainda esteja tentando dificultar a negociação, desrespeitando as cláusulas do pacto por ele próprio celebrado.

As informações complementares a respeito da negociação entre Cruzeiro e Athletico-PR serão divulgadas posteriormente.

Apesar de ter sido citado pelo Cruzeiro em nota, o Atlético Goianiense afirmou que não irá se manifestar no momento. Vale lembrar que a equipe goiana recebe um valor como taxa de vitrine pelo fato de Kayzer deixar o clube antes do fim do empréstimo que se encerraria em dezembro deste ano. O valor é de R$ 500 mil, equivalente a 10% da oferta do Furacão ao time mineiro.