Atlético Clube Goianiense e Vila Nova Futebol Clube escrevem, neste sábado (19), mais um capítulo deste duelo. O palco do jogo é o Estádio Antônio Accioly, local onde o Dragão mandou os últimos três clássicos contra o Tigrão. O último, pela Série B de 2019, os rubro-negros levaram a melhor por 2 a 0. Gilvan marcou o primeiro e Mike, na etapa final, fechou o placar.
Leia também:
- Estreante no clássico goiano, goleiro do Atlético-GO afirma que sequência de vitórias dá confiança para partida contra o Vila
- Arthur Rezende avalia que última vitória do Vila Nova deu “mais moral” para o clássico: “jogo à parte”
- Treinador do Atlético-GO elogia arbitragem para clássico e espera “um clima menos de guerra e mais de jogo”
- Higo Magalhães quer Vila Nova no “limite” em clássico contra o Atlético-GO e avalia atacante emprestado
No mesmo ano, segundo jogo da semifinal do Goianão, o Atlético-GO venceu de novo, agora por 1 a 0, gol de Jorginho. Por fim, na Série B de 2018, as equipes empataram em 2 a 2. Alan Mineiro abriu o placar para o Vila. Na etapa final, Thiago Santos e Julio César, ambos cobrando pênalti, viraram para o Dragão. Mas, no finalzinho, Diego Giaretta deixou tudo igual de novo.
Ao todo, de acordo com o site Futebol de Goyaz, Atlético-GO e Vila Nova se enfrentaram 29 vezes no Antônio Accioly. O Dragão tem a vantagem, são 12 vitórias contra 10 triunfos do Tigrão. A última vez que os colorados venceram os rubro-negros em Campinas foi em 2007, por 2 a 1, gols de Wando e Túlio Maravilha. Renatinho fez para os mandantes.
O primeiro jogo entre Vila Nova e Atlético-GO foi em 1944, vencido pelo Dragão por 11 a 0, no Estádio Olímpico. Vale ressaltar que a partida foi válida pelo Campeonato Citadino de Goiânia, o antigo Campeonato Goiano da era amadora. A primeira vitória colorada ocorreu somente em 1950, pelo estadual do mesmo ano, no Olímpico. Na época, o Tigrão se chamava Araguaia e derrotou os rubro-negros por 2 a 1, com dois gols de Gato, enquanto Bela Vista marcou para o Dragão.
Nessa partida, ainda conforme o Futebol de Goyaz, o Araguaia do técnico Teodorico jogou na formação 2-3-5 com Capitão; Plínio e Félix; Newton, Tomaz e Geraldo Bacalhau; Renato, Luizinho Gato, Vando e Neca. O Atlético-GO foi a campo, com a mesma formação, de Fio; Chancão e Ditinho; Oyama, Osvaldinho e Otacílio; Borba, Epitácio, Dimas, João Pinto e Bela Vista. Waldir Dacoll apitou a partida, auxiliado por Badala e Teixeira.
Com o nome atual, Vila Nova, os colorados venceram o Atlético-GO pela primeira vez somente pelo estadual de 1958, por 2 a 1, no Olímpico. Mazinho fez os dois gols do Tigrão e Odílio anotou para o Dragão. O mesmo técnico Teodorico jogou com Zezinho; Hélio e Canhoto; Vivi, Tido e Neném; Pedrinho, Gibrair, Donato, Mazinho e Caixão. O Rubro-Negro estava escalado de Bela Vista; Plínio e Bebé; Linhares, Osvaldinho e Fábio; Zé Teixeira, Tobias, Odílio, Epitácio e Edson. O árbitro foi Antônio Cândido de Oliveira e os assistentes Armando Rodrigues de Morais e Olímpio Costa Braga.
Retrospecto Geral
– 291 jogos
– 102 vitórias do Vila Nova (375 gols)
– 95 vitórias do Atlético-GO (398 gols)
– 94 empates
Você confere todos os detalhes do jogo deste sábado na cobertura do Sistema Sagres de Comunicação.