Em 2009, o Atlético Clube Goianiense subiu à Série A do Campeonato Brasileiro pela primeira vez na história após vencer o Juventude por 3 a 1, no Estádio Alfredo Jaconi. Por outro lado, o time de Caxias do Sul (RS) caiu para a Série C no mesmo ano. O Rubro-Negro conseguiu o acesso com uma rodada de antecedência.
Leia também:
- Atlético-GO e Fernando Miguel com boas lembranças do Alfredo Jaconi
- Wanderson é apresentado e diz que veio para “ajudar o Atlético-GO a crescer ainda mais”
Na partida do acesso, Agenor, Marcão e Juninho abriram 3 a 0 para o Dragão. No final, Marcos Denner descontou para o Juventude, mas já era tarde. Com a vitória, o Atlético-GO confirmou o acesso. Já a derrota para os donos da casa custou o ingresso na zona de rebaixamento, a um jogo do fim da Série B, depois que o América-RN venceu na rodada.
Já em todo retrospecto do confronto, de acordo com o Futebol de Goyaz e Suas Histórias, Atlético-GO e Juventude jogaram apenas 4 vezes. Dessas partidas, o Dragão venceu duas, enquanto que o Papo uma.
A primeira vez que rubro-negros e alviverdes jogaram, em 2009, o Dragão venceu por 2 a 1, no Estádio Serra Dourada. Por outro lado, os goianos perderam na última vez em que se enfrentaram, no Antônio Accioly, pela Série B de 2018.
Retrospecto geral
– 4 jogos
– 2 vitórias do Atlético-GO (7 gols)
– 1 vitória do Juventude (5 gols)
– 1 empate
Juventude e Atlético-GO se enfrentam neste domingo (11/7), às 11h, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS). Será a primeira vez que as equipes jogarão pela Série A do Brasileirão.
Junior Kamenach é estagiário do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com IPHAC e a Faculdade UniAraguaia, sob supervisão do coordenador de esportes Charlie Pereira.