Apesar da distância geográfica entre Goiânia e Curitiba, a rivalidade entre Goiás e Athletico Paranaense é bastante quente. Em campo, o confronto também tem muito equilíbrio. Já fora das quatro linhas, a dupla é tida como exemplos de administração. Contudo, existe do lado esmeraldino uma mágoa pelos títulos nacionais e internacionais alcançados pelos rubro-negros desde que se enfrentaram em 1994.

Leia também – Brasileirão 2020: de casa nova, Goiás almeja crescimento e sonha alto

Na ocasião, as duas equipes estavam no mesmo grupos da primeira fase da Série B. Na segunda fase, contudo, enquanto os paranaenses ficaram pelo caminho, os goianos avançaram até a final, perdida para o Juventude, mas com o acesso à elite garantido. Somente um ano depois o Athletico conseguiu a promoção para a Série A, com o título da segunda divisão em 1995. Já o Goiás bateu na trave da decisão da primeira divisão em 1996, eliminado pelo Grêmio nas semifinais.

Desde então, regionalmente os esmeraldinos tiveram o tricampeonato da Copa Centro-Oeste, entre 2000 e 2002, e os 15 títulos do Campeonato Goiano. Já os rubro-negros levaram 10 títulos do Campeonato Paranaense. Por outro lado, se o Goiás teve o bicampeonato da Série B, em 1999 e 2012 – quando se reencontraram -, o Athletico venceu a Série A, em 2001, e a Copa do Brasil, em 2019. A Copa Sul-Americana, sonho dos goianos desde a final perdida em 2010, foi conquistada pelos paranaenses em 2018.

Leia também – Athletico-PR x Goiás: veja a provável escalação das equipes na 2ª rodada do Brasileirão

No confronto direto, o equilíbrio prevalece: são 18 vitórias atleticanas e 17 esmeraldinas. Mas se o Goiás comanda no seu território, o mesmo não acontece fora de casa: foram apenas dois triunfos em 22 jogos em Curitiba. A última vitória esmeraldina na Arena da Baixada aconteceu há 13 anos, por 3 a 0, e a anterior um ano antes, em 2006, quando o time de Geninho teve a melhor posição do clube no Brasileirão, com a 3ª colocação.

A maior goleada do duelo pertence ao Athletico, que goleou o Goiás por 6 a 0, com direito a três gols de Washington, em 2004, ano em que terminou na 2ª posição – os goianos também foram bem, na 6ª colocação. No último encontro, os rubro-negros também golearam: 4 a 1, pela 28ª rodada do Brasileirão 2019, devolvendo a derrota por 2 a 1 sofrida no primeiro turno em Goiânia, na 9ª rodada.

Retrospecto de Athletico-PR x Goiás em jogos oficiais

45 partidas (via oGol)
18 vitórias do Athletico Paranaense
17 vitórias do Goiás
10 empates
66 gols marcados pelo Athletico Paranaense
64 gols marcados pelo Goiás