*Observação: esta matéria foi atualizada no dia 11 de agosto de 2020, às 16:20 (horário de Brasília)

A estreia do Goiás no Campeonato Brasileiro deveria ter ocorrido no último domingo (9), em partida válida pela 1ª rodada da Série A contra o São Paulo. Contudo, depois que dez casos da covid-19 foram revelados na equipe esmeraldina no dia do jogo, o evento acabou cancelado após recurso do clube goiano no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Dessa forma, a primeira partida do time de Ney Franco no Brasileirão passou a ser contra o Athletico Paranaense. O confronto, válido pela 2ª rodada, está marcado para quarta-feira (12), às 19h15, na Arena da Baixada. Se o Goiás não atuou no final de semana, seu próximo adversário jogou no sábado (8) e venceu o Fortaleza por 2 a 0, fora de casa.

Leia também – Raio-X do Brasileirão: de casa nova, Goiás almeja crescimento e sonha alto

Goiás

Para o jogo desta quarta-feira, Ney Franco não pode contar com 12 jogadores por conta da covid-19, uma vez que três resultaram positivo na bateria de exames realizada pelo clube. Nos exames organizados pela CBF, outros oito novos atletas foram identificados com o vírus na fase ativa. Na última testagem, realizada no domingo, outro jogador resultou positivo.

Depois de ter revelado o seu próprio contágio, o atacante Rafael Moura publicou o nome dos outros jogadores contaminados: o goleiro Tadeu, o zagueiro David Duarte, o lateral-esquerdo Jefferson, os volantes Sandro, Ratinho e Gilberto Júnior e os atacantes Keko Villalva e Lucão. Destes, oito teriam sido titulares na equipe de Ney Franco. Gilberto, como explicou Túlio Lustosa, já estava infectado e não é um caso reincidente.

Enquanto o zagueiro Rafael Vaz permanece como dúvida por um desconforto muscular, embora a expectativa é que esteja disponível seja relacionado, o lateral-esquerdo Caju, o volante Gilberto e o atacante Henrique Almeida estão entregues ao departamento médico. Do time sub-23, foram registrados no domingo o zagueiro Iago Mendonça, o lateral-esquerdo Rodrigues, os volantes Henrique Lordelo e Filipe Trindade, o meia Daniel e o atacante Zeca.

Contra o Athletico Paranaense, Douglas Baggio disputa um lugar no time com Thalles, mas espera fazer a sua estreia em um ataque completado por Victor Andrade e Vinícius Lopes. No meio-campo, espaço para Breno ao lado de Daniel Bessa, com o zagueiro Luiz Gustavo improvisado. Na defesa, Marcelo Rangel, Yago Rocha, Fábio Sanches e Rafael Vaz estão confirmados. Heron é o favorito para assumir a lateral esquerda, em detrimento de Rodrigues.

Athletico Paranaense

Invicto há sete jogos, com o título no Campeonato Paranaense e a vitória na 1ª rodada do Brasileirão, a equipe comandada por Dorival Júnior teve muitos jogadores poupados da viagem para Fortaleza. O goleiro Santos, o zagueiro Thiago Heleno, o volante Wellington, o meia-atacante Marquinhos Gabriel e o atacante Bissoli não participaram do jogo, enquanto os laterais Erick e Márcio Azevedo desfalcaram por problemas físicos.

De acordo com o site ge.globo/pr, a ideia do treinador do ‘Furacão’ foi poupar seus jogadores depois de ter disputado seis jogos em 18 dias, mas a expectativa é que os titulares retornem à formação para o jogo desta quarta-feira. O atacante Walter, ex-Goiás e Atlético-GO, na fase final da sua preparação física, não será relacionado para a 2ª rodada, assim como Erick e Márcio Azevedo.

Com Santos no gol, sempre segundo o ge.globo/pr, Jonathan e Khellven disputam um lugar na lateral direita, enquanto Thiago Heleno retorna à zaga ao lado de Felipe Aguilar, com Abner na esquerda. Já o meio-campo deve contar no centro com Wellington, Marquinhos Gabriel e Léo Cittadini, apenas este titular contra o Fortaleza, além de Nikão e Vitinho, ou Geuvânio, nas pontas. No ataque, Bissoli tem a sombra de Vinícius Mingotti.

Prováveis formações

Athletico Paranaense: Santos; Jonathan (Khellven), Thiago Heleno, Felipe Aguiar e Abner; Wellington; Nikão, Marquinhos Gabriel, Léo Cittadini e Vitinho (Geuvânio); Bissoli (Vinícius Mingotti). Treinador: Dorival Júnior

Goiás: Marcelo Rangel; Yago Rocha, Fábio Sanches, Rafael Vaz e Heron (Rodrigues); Luiz Gustavo, Breno e Daniel Bessa; Victor Andrade, Vinícius Lopes e Douglas Baggio (Thalles). Treinador: Ney Franco