Vila Nova Futebol Clube não perde para o Guarani desde 2013, de acordo com números do site Futebol de Goyaz. De lá pra cá, foram 10 jogos, com 4 vitórias do Tigrão e 6 empates. Assim, o Bugre derrotou os colorados pela última vez por 2 a 0, pelo Campeonato Brasileiro Série C, no Brinco de Ouro (SP), palco da partida desta quinta-feira (02).

Leia também: Dado Cavalcanti confirma alterações no Vila Nova para enfrentar o Guarani e espera time “efetivo” no ataque

Apesar disso, o Guarani leva uma ligeira vantagem sobre o Vila Nova em jogos disputados pelo Campeonato Brasileiro Série B. São 17 partidas, com 5 vitórias do Bugre, 4 triunfos colorados e 8 empates.

O primeiro encontro entre as equipes pela segunda divisão foi em 1991, 3ª rodada do grupo E da primeira fase, no Estádio Serra Dourada. O Guarani venceu o Vila Nova por 1 a 0, com gol de Vonei. O técnico vilanovense era José Luís Soares, que escalou: Cláudio; Ademilton, Marajó, Nélio e Haroldo; Nélson Dourado, Reginaldo (Ivo) e Maurinho (Wilson Prudêncio); Dionizio, Diogenes e Edivan.

Vale ressaltar que o Tigrão acabou eliminado ainda nessa fase da competição, na 8ª posição da chave, a última, com apenas 9 pontos conquistados. Por outro lado, o Bugre foi vice-campeão, perdendo o título para o Paysandu. Mesmo assim, o time garantiu o acesso para a Série A do ano seguinte.

Já o último jogo entre Vila Nova e Guarani pela Série B foi um empate por 2 a 2, em 2021, no Onésio Brasileiro Alvarenga. Alesson, duas vezes, abriu 2 a 0 para o Tigrão, mas Mateus Ludke e Lucão foram buscar o empate para os paulistas.

Em partidas disputadas no Brinco de Ouro, ou seja, mando do Guarani, a vantagem bugrina já é um pouco maior. Em 13 jogos, os mandantes venceram 6, os colorados ganharam 3 e ainda houve 4 empates. O primeiro encontro entre os times no local foi também pela Série B de 1991, 14ª rodada da 1ª fase, e os donos da casa triunfaram por 2 a 0, gols de Pereira e Vonei.

Mesmo com essa invencibilidade colorada, no geral a vantagem também é da equipe campineira. A primeira partida na história entre Guarani e Vila Nova foi um amistoso em 1975, no Serra Dourada, e os visitantes ganharam por 2 a 1.

Por um jogo oficial, esse duelo ocorreu primeiro pelo Campeonato Brasileiro de 1980. As equipes empataram em 1 a 1, no Serra Dourada, com gols de Luíz Dário, para o Tigre, e Careca, a favor do Bugre. Aliás, os paulistas tinham acabado de conquistar o título nacional, em 1978, e contavam no time com o meia Zenon, além do centroavante da Seleção Brasileira, Careca.

O Vila Nova do técnico Jorge Vitório, por sua vez, jogou com: Serginho; Triel, Góes, Zé Luís e Cândido; Luíz Dário, Esaú (Miguelzinho) e Danival; Gilson Bonfim (Luizinho), Miltão e Zé Ronaldo. Enfim, o último jogo entre as equipes na história foi este ano ainda, pela Copa do Brasil, no Brinco de Ouro. Após o empate em 2 a 2, o Tigrão levou a melhor nos pênaltis, 5 a 4, e se classificou.

Retrospecto geral

– 26 jogos
– 7 vitórias do Vila Nova (27 gols)
– 9 vitórias do Guarani (34 gols)
– 10 empates

https://youtu.be/6Z7qIQ1Ts7I