Em 11 jogos pelo Campeonato Brasileiro Série B, o Vila Nova Futebol Clube e Goiás Esporte Clube estão empatados em número de vitórias. De acordo com o site Futebol de Goyaz e Suas Histórias, Tigrão e Verdão têm quatro vitórias cada, além de três empates, todos no Estádio Serra Dourada.

Leia também:

Conforme o Futebol de Goyaz, Goiás e Vila Nova se enfrentaram pela primeira vez na Série B em agosto de 1999. Nesse jogo, o alviverde venceu o colorado por 1 a 0, com gol de Fernandão. No mesmo campeonato, as equipes jogaram outras duas partidas. Assim como da primeira vez, o Verdão saiu vitorioso nos dois jogos, ambos também por 1 a 0. Araújo e Dill marcaram.

Depois que Vila Nova e Goiás jogaram três vezes em 1999 pela Série B, os times voltaram a se enfrentar em agosto de 2011. Jairo abriu o placar para o Tigrão, mas Felipe Amorim, perto do final, empatou para o Verdão e deu números finais ao jogo. No segundo turno, o Verde voltou a bater o maior rival, dessa vez por 3 a 2. Túlio Souza e Leandro Cearense marcaram para os colorados, enquanto que Felipe Amorim, duas vezes, e Iarley fizeram os gols da última vitória esmeraldina sobre o Vila no campeonato.

Últimos jogos

Passados mais cinco anos, Vila Nova e Goiás fizeram o sexto jogo pela Série B. Rossi fez 1 a 0 para o alviverde, mas Vandinho, nos acréscimos, deixou tudo igual. No segundo turno, o Tigrão derrotou o maior rival pela primeira vez na segunda divisão. Joãozinho e Frontini abriram 2 a 0 para o Vila e Walter descontou para o Goiás, contudo não evitou a derrota. Depois desse jogo, Vila e Goiás mais quatro partidas na Série B, com três vitórias vilanovenses e um empate.

Por outro lado, se há equilíbrio na Série B, o Goiás possui ampla vantagem sobre o Vila no retrospecto geral. Em 319 jogos, o Verdão venceu 152 contra 81 do Tigrão. Confira abaixo os números:

– 319 partidas
– 81 vitórias do Vila Nova (337 gols)
– 152 vitórias do Goiás (479 gols)
– 86 empates

Junior Kamenach é estagiário do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com IPHAC e a Faculdade UniAraguaia, sob supervisão do coordenador de esportes Charlie Pereira.