Sagres em OFF
Rubens Salomão

Rogério Cruz pretende ter protagonismo em 2022 e retoma elogios a Ronaldo Caiado

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), avalia que buscará protagonismo dentro de seu partido e no estado no processo eleitoral de 2022, com intenção de “fazer parte desse processo”, por ser o prefeito da Capital. O ex-vereador aponta, no entanto, que não há qualquer definição a partir das articulações iniciadas pelo presidente da sigla em Goiás, deputado federal João Campos, com o pré-candidato de oposição, Gustavo Mendanha. Além disso, Rogério aponta que “tem tido bom relacionado com o governador Ronaldo Caiado” e que “é óbvio que nós temos que andar sempre alinhados”.

Ouça a coluna Sagres em OFF:

Em resposta durante entrevista exclusiva à Sagres, Rogério Cruz retoma a citação às parcerias realizadas entre as gestões da capital e do governo estadual. “Como eu quero trazer benefícios à população goianiense, que faz parte do estado de Goiás, é claro que estarei perto do governador. Sempre que possível estarei perto dele e estou. Temos tido vários trabalhos em conjunto”, aponta. O prefeito considera que os partidos deverão tomar decisão no próximo ano, mas reafirma: “Lembrando, não temos nenhum assunto fechado ou batido o martelo no que diz respeito a aonde o Republicanos estará”.

Leia mais: Prefeito de Goiânia diz que criação de cargos fica a critério do Legislativo: “É livre para isso”

Rogério Cruz reforça que deve se incluir nos debates partidários a partir do próximo ano e que pretende ter posição de destaque no processo. “Temos que pensar muito bem sobre essa parceria e eu, até o final desse ano e entrar no ano que vem, eu penso em gestão. Como gestor da capital, se é que existe essa força, então eu quero fazer parte desse alinhamento sobre onde o partido estará caminhando em 2022”.

Foto: Governador Ronaldo Caiado em encontro com o prefeito Rogério Cruz. (Crédito: Divulgação)

Prioridade

O prefeito de Goiânia aponta que a busca por vaga na chapa majoritária, para candidatura de João Campos ao Senado, não pode ser a única prioridade considerada pelo Republicanos. “Temos prioridade também para fazer deputado federal, porque é onde temos mais força é sempre na Câmara dos Deputados”, afirma.

Objetivos

A concorrência pela vaga ao Senado na chapa em torno do governador Ronaldo Caiado tem resultado em aproximação entre João Campos e ao pré-candidato de Gustavo Mendanha. Rogério Cruz sugere mediação entre os objetivos: “Se pudermos alinhar chapa de deputados federais e o senador, estaremos alinhando tudo junto. Mas se for para discutir que espaço pretendemos melhor, é claro que é pra deputado federal”, define.

Foto: Deputado federal João Campos articula vaga ao Senado em 2022. (Crédito: Samuel Straioto/SagresOn)

Convocado

A Assembleia legislativa de Goiás ( Alego) aprovou ontem, em reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), requerimento para convocação do diretor-presidente da Enel, José Nunes de Almeida Neto, para esclarecimentos a respeito da prestação de contas por parte da empresa no estado de Goiás.

Justificativa

O pedido foi apresentado pelo deputado Delegado Humberto Teófilo (sem partido). “Quando você contrata uma empresa e ela não tem a prestação devida conforme a contratada, nós temos a opção de mudar de empresa. Mas mesmo a Enel prestando um péssimo serviço, o consumidor não tem outra opção. Hoje, o que estamos vivendo no estado de Goiás é um monopólio por parte da Enel”, afirma o delegado. A convocação do presidente da Enel está agendada para a próxima terça-feira (26).

Foto: Presidente da Enel Goiás, José Nunes, foi convocado pela Alego. (Crédito: Divulgação)

Tecnologia

A Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT), aprovou, nesta quinta-feira (21), requerimento do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) para a realização de audiência pública sobre possíveis impactos para a indústria com a chegada do 5G no Brasil, em 2022.

Pedido

Em seu requerimento, Vanderlan, que já foi presidente da Comissão, propõe convidar o presidente da Cofederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, e o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Nogueira Calvet.

Explique

O objetivo é debater o impacto das redes 5G na indústria da automação informatizada, ou seja, a Indústria 4.0. “Com a chegada da tecnologia 5G no Brasil a partir de 2022, todo o processo tecnológico atual que agrega tecnologias como Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Big Data, computação em nuvem e segurança da informação, serão dinamizadas e trarão grandes oportunidades para a sociedade brasileira. Isso tudo precisa ser discutido e planejado”, disse o senador.

Mais lidas:

Leia também: