Neste domingo (15) diversas sessões eleitorais amanheceram cobertas de santinhos em Goiânia. A prática é considerada propaganda irregular, porém, candidatos e cabos eleitorais insistem em sujar as visa públicas.

Em entrevista coletiva o Diretor Geral do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), Wilson Gamboge, destacou que o ato deve ser punido.

“O nosso desejo é prender a todos, o que a gente costuma dizer é que não devemos votar em um candidato que nós encontramos no lixo. A orientação que a gente dá é que a legislação seja observada. Todavia a uma recalcitrância por parte de candidatos e seus apoiares dessa prática ante higiênica em um momento tão delicado pelo qual a gente vem passando, em um momento em que todos falam de segurança sanitária, de deveres ambientais a serem observados, e os candidatos continuam praticando esse ato que é criminoso”, afirmou.

Na região do Colégio Estadual Deputado José Alves de Assis, no Setor dos Afonsos, em Aparecida de Goiânia, o repórter Paulo Massad, da Sagres 730, registrou a sujeira nas ruas próximas ao colégio eleitoral.

Sobre as ocorrências na capital, Wilson Gamboge disse que haverá apuração de todas as denúncias registradas. “Aqui em Goiânia nós vimos algumas situações dessas, a polícia tomou providências de registrar essas ocorrências e todas serão apuradas e haverá a devida medida judicial contra esses infratores”, declarou.

Arremessar santinhos nas ruas é crime, a pena prevista depende de cada caso, mas pode gerar muita e o candidato que apoiar a prática também será afetado.