A Sagres concluiu nesta semana a participação no programa de apoio ao Jornalismo Local organizado pelo Google News Iniciative, GNI Digital Growth Program. O sistema goiano de comunicação foi o único do Centro-Oeste escolhido para fazer parte da consultoria digital, organizada em colaboração com a consultoria digital Media.Monks e Associação Mundial de Editores de Notícia (WAN-IFRA).

O diretor superintendente do Sistema Sagres de Comunicação, Vinícius Tondolo, destacou a importância do projeto, que teve duração de 14 semanas e participação de 21 empresas, sendo dez brasileiras.

“Tivemos contato com publicadores de várias regiões do país. Essa troca de experiências, acompanhando possibilidades, em especial esse laboratório que tem uma pegada mais de criar um modelo inovador de monetização dentro do site”, afirma.

De acordo com Vinícius Tondolo, esse modelo já está em processo de implantação. “É um modelo autônomo. As pessoas poderão anunciar automaticamente por dentro da plataforma com uma interferência muito mais editorial do que propriamente de escolha dos anunciantes. É um processo de automatização”, explica.

Entre os pontos abordados no projeto, os destaques são o fortalecimento da base, com o objetivo de apoiar o engajamento do público e o crescimento da receita de anúncios; foco nos negócios e metas concretas; construção da equipe e definição de propostas de valores.

Segundo o gestor de Marketing e Comercial da Sagres, Thiago Malta, estão entre os próximos passos a implementação da nova plataforma.

“Para mim, o laboratório foi o pontapé na gestão comercial do nosso on-line, visto que estávamos com práticas ultrapassadas em consideração às novas funcionalidades e oportunidades apresentadas a nível mundial”, comentou.

Conforme o gestor de Marketing, também será ampliada a capacitação da equipe para explorar ao máximo os novos conhecimentos.

“Seguimos agora implementando e nos capacitando, além de inserir os demais colaboradores interessados através da Escola Sagres com o intuito de amplificar a abrangência dos aprendizados para além da equipe comercial”, reforçou Thiago.

Ao longo do projeto, os participantes receberam consultoria e suporte sob medida para desenvolver o conteúdo digital e estratégia de distribuição, otimização do site e tecnologias de publicidade, assim como estabelecimento ou refinamento de um fluxo sustentável de receita de publicidade digital.

“Foi uma troca de experiência rica sobre publicidade e desempenho. Exigiu refinamento do nosso trabalho em equipe”, manifestou a consultora de Tecnologia da Sagres, Luciana Silva Oliveira.

Confira a lista de empresas brasileiras que participaram do projeto: 

Conheça a lista de Participantes da América Latina de língua espanhola: