Em homenagem ao Dia do Patrimônio Cultural, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU-GO) lançou na última segunda-feira (6), o Concurso Nacional de Projeto para Habitação Quilombola. O objetivo é selecionar o melhor projeto para a construção de moradias nas comunidades remanescentes de quilombos localizados em Goiás, como parte dos programas habitacionais da Agência Goiana de Habitação (Agehab), parceira na realização do concurso.

O prazo para envio de projetos vai até 30 de setembro. Clique aqui para acessar o edital e outros documentos

“O território quilombola é protegido por lei, e precisa ser valorizado em todas as suas perspectivas. No tamanho, na localização, em suas características geográficas e de uso. Não foi por acaso que a gente fez essa mescla. Vamos não só fazer as pessoas se lembrarem que esse território é protegido, como dar a oportunidade de essas pessoas terem acesso a alguma arquitetura de qualidade”, explica a coordenadora do concurso pelo CAU-GO, a arquiteta Maria Ester de Souza, em entrevista à Sagres TV na segunda-feira (6)Confira a seguir

STM 349

No podcast Tenha Voz de terça-feira (7), conteúdo alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 05 (ODS 05) – Igualdade de Gênero – da Agenda 2030 da ONU, a advogada especialista em Direitos Humanos, Mayra Cardozo, fala sobre a autonomia financeira entre as mulheres, uma realidade que, com a pandemia de Covid-19, parece ficar cada vez mais distante para a maioria delas. Confira a seguir

STM 350

Lei federal n. 14.181/2021, conhecida como Lei do Superendividamento, entrou em vigor em julho e oferece uma solução para consumidores que não conseguem mais pagar as parcelas dos seus empréstimos e crediários em geral. Mas em que ela pode ajudar quem não consegue ficar com as contas em dia?

Para solucionar essas dúvidas, a Sagres TV conversou nesta quarta-feira (8) com o professor especialista em Economia, Luiz Carlos Ongaratto, do podcast Caminhos da Sustentabilidade. Ele explica que o superendividamento é algo que vai além das dívidas consideradas corriqueirasConfira a seguir

STM 351

Anfitriã da cúpula latino-americana sobre o clima desta quarta-feira (8), a Argentina deve assumir o protagonismo ambiental no evento em razão da ausência do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Assim, o presidente Alberto Fernández deve ocupar o vácuo deixado pelo governo brasileiro.

A cúpula é uma prévia da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP-26) que acontece entre 31 de outubro e 12 de novembro em Glasgow, na Escócia.

O historiador e professor de Geopolítica, Norberto Salomão, do podcast Sagres Internacional, avalia essa ausência do Brasil no encontro e se a Argentina tem condições de assumir esse protagonismo.