Sagres em Tom Maior #240 da terça-feira, 06 de abril de 2021 conversou com a coordenadora do PNV da PUC-GO, Marina Morabi. Ela explicou o objetivo do LEPILU – Laboratório de Estudo, Pesquisa e Intervenção em Luto, que surge exatamente em tempos de pandemia, em que o luto nunca esteve tão presente.

Em forma de Webinar, pelo canal oficial da PUC Goiás no YouTube, segundo Morabi, o evento visa ampliar o debate sobre o tema e promover reflexões e discussões no ambiente acadêmico e na comunidade.

Assista às entrevistas a seguir no STM #240

STM #240

O STM #240 também exibiu o sexto episódio de uma série de 12 programas especiais que tratam do empreendedorismo social como ferramenta para criação de negócios sustentáveis.

Neste episódio, cujo lema é “Faça e Seja a Solução”, a economista Alesandra Campos explica em que consistem os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Assista à entrevista a seguir:

STM #240

A pandemia trouxe não apenas uma ressignificação dos cuidados com a saúde, mas também o aumento da necessidade de uso das novas tecnologias, já que praticamente tudo ficou distante e dependente da internet. O momento também é de aceleração da proximidade dos jovens com a conectividade no ambiente profissional.

Essa necessidade é ainda maior quando o cenário impõe ao jovem que procure o mercado de trabalho mais cedo, junto com os estudos. É o que analisa o especialista em Economia, Luiz Carlos Ongaratto.

Assista à entrevista a seguir:

STM #241

Imagine uma loja virtual que comercializa produtos com um propósito verdadeiro e consciência social e ambiental. Ela existe, por meio da plataforma proposito.com.vc. Lançada ao final de 2020, a iniciativa reúne e oferece descontos em itens feitos por indígenas, negócios sociais e empresas. É o que explica um dos criadores da ideia, Ricardo Mastroti, em entrevista ao STM #241 de quarta-feira (7).

Assista à entrevista a seguir:

STM#242

Uma proposta da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) pode ameaçar o uso da energia solar e demais fontes de mobilidade no país. Essa é a leitura feita pelo Movimento Solar Livre e agentes comerciais do setor, que acreditam que a agência coloca em risco a segurança jurídica e a previsibilidade regulatória de consumidores que investiram no segmento desde 2012, ano que entrou em vigor a resolução normativa 482/2012, que trata dessa geração de energia limpa.

Em entrevista ao STM #242, na quinta-feira (8), o presidente do Movimento Solar Livre, Hewerton Martins, critica a proposta da Aneel de “taxação do Sol”, e que a medida é um retrocesso.

Assista à entrevista a seguir:

STM #243

Começa nesta terça-feira (13) o projeto de extensão DH Em Pauta. Com o tema Racismo Estrutural, o projeto da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), por meio da Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP), tem como objetivo desenvolver atividades pedagógicas que contribuam para a formação e capacitação de integrantes da DPE-GO.

Em entrevista ao Sagres em Tom Maior #243 de sexta-feira (9), o defensor público, diretor da ESDP, Rafael Brasil, inicialmente o público-alvo é formado por defensoras e defensores públicos de Goiás, servidoras, servidores, estagiárias e estagiários da DPE-GO, além de estudantes e ex-estudantes do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos (PPGIDH) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Confira a entrevista na íntegra com Rafael Brasil a seguir no STM #243