Na edição #134 do Sagres Internacional, o jornalista Rubens Salomão e o professor de história e geopolítica Norberto Salomão conversam sobre a tragédia do 11 de setembro, que completa 20 anos em 2021. Além disso, analisam a fala do coronel Mamady Doumbouya, novo comandante da Guiné depois da captura do presidente do país, Alpha Condé.

Abre aspas

O Abre Aspas da semana é para o coronel da Guiné, Mamady Doumbouya. Os oficiais proclamaram a dissolução das instituições e anunciaram um toque de recolher em todo o país “até segunda ordem”.

Depois da captura do presidente, Alpha Condé, os militares reuniram todos os ministros no Palácio do Povo, sede do Parlamento da Guiné. Como os ausentes seriam considerados rebeldes, todos os ministros estiveram presentes. Depois de meia hora de atraso, o coronel Mamady Doumbouya, novo homem forte do país fez sua entrada e anunciou o golpe.

“É preciso dizer que não haverá caça às bruxas. Eu informarei a todos vocês amanhã que viagens para fora de nossas fronteiras não serão permitidas pela transição. Documentos referentes às viagens e os veículos funcionais devem ser reportados diretamente ao respectivo departamento”, discursou.

Tema do dia

“A geração do 11 de setembro se posicionou para servir e proteger diante do terror. Para chegar aos terroristas que foram responsáveis. Para mostrar a todos que querem causar mal aos EUA que nós vamos caçá-los e fazê-los pagar. Isso nunca vai parar. Hoje, amanhã, para sempre, para proteger os EUA. Nós também testemunhamos as forças mais obscuras da natureza humana. Medo e ódio. Ressentimento e violência contra muçulmanos americanos, verdadeiros e leais seguidores de uma religião pacífica. Nós vimos a unidade nacional se fortalecer. Nós aprendemos que a união é a única coisa que nunca pode ser quebrada. União é o que nos faz sermos o que somos. É o melhor dos EUA. Para mim, esta é a mensagem central do 11 de setembro”, afirmou o presidente dos Estado Unidos, Joe Biden.

Músicas

Cher – Sirens

Este hino comovente e crescente foi escrito pelo cantor indie americano Nell Bryden e inspirado por sua cidade natal, Nova York, e sua experiência pessoal na devastadora sequência de 11 de setembro. Tendo evitado escrever sobre os eventos por dez anos, Bryden começou a descrever sua experiência para Patrick Mascall no Metrophonic Studios quando o 10º aniversário do 11 de setembro se aproximava, e no final do dia ela havia completado a música. Foi incluído no álbum Shake The Tree de 2012 do cantor e compositor.

Paul McCartney – Freedom

McCartney escreveu esta música para o Concert For New York, um evento beneficente que ele organizou para as vítimas dos ataques de 11 de setembro. Essa foi a última música tocada no show.

O cantor estava em um avião esperando para decolar em um aeroporto de Nova York quando o World Trade Center foi atingido em 11 de setembro. No Super Bowl de 2002, McCartney se apresentou com um coro de 500 crianças de todos os 180 países onde o jogo foi transmitido.

Bon Jovi – Everyday

Como muitas das canções do álbum Bounce, incluindo ” Undivided “, esta foi inspirada pelos ataques terroristas contra os Estados Unidos em 11 de setembro de 2001. A tragédia coloca a vida em perspectiva para o narrador e ele opta por deixar sua dor de cabeça para trás e viver vida ao máximo.

U2 – City Of Blinding Light

O U2 iniciou e finalizou a criação desta música durante a turnê após os ataques terroristas de 11 de setembro. A banda tocou em Nova York alguns dias depois do atentado e Bono se lembrou de ter visto muitas luzes ofuscantes depois de apresentarem “Where The Streets Have No Name”. A frase “Oh, você está tão bonita esta noite” é sobre Bono olhando para todas as pessoas.

Música número 1 na Hungria

Valentin Brunel, mais conhecido por seu nome artístico Kungs, é um DJ, produtor musical e músico francês, de 24 anos.

O “Sagres Internacional” vai ao ar todo sábado, a partir das 14h, no site Sagres Online. No domingo, a partir das 10h, na Rádio Sagres 730, de Goiânia-Go. O programa traz um enfoque apurado e contextualizado das relações globais e de seus efeitos para as comunidades locais.

Apoio: IGD (@institutogoianodedireito), Pós-Graduação 4.0 vai muito além do conteúdo.