O Sagres Internacional #146 deste sábado (4) destaca a chegada, inédita, de mulheres ao poder de Honduras e Barbados. Em Honduras, Xiomara Castro foi eleita presidente e marca o retorno da esquerda hondurenha ao poder após 12 anos de governo conservador. Xiomara venceu o candidato governista Nasry Asfura, que tinha como um dos lemas da campanha “Pátria Sim, Comunismo Não”.
Já Barbados conseguiu sua independência total em relação à Inglaterra ao nomear, pela primeira vez, uma Chefe de Estado. Quem assume o cargo é Sandra Mason, que antes era Governadora-Geral da Ilha, ou seja, uma representante da Rainha Elizabeth II, antiga Chefe de Estado de Barbados, já que a soberania do país pertencia ao Reino Unido. Agora, Barbados tem uma presidente e se torna uma República.
Abres Aspas:
O SI #146 abre aspas para duas declarações de destaque sobre a crise na Ucrânia, que considera que pode haver invasão russa no fim de janeiro e desperta a preocupação de um general dos Estados Unidos. As falas são do Secretário de estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, e do Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov.
“Apesar da enorme campanha de desinformação da Rússia, a Ucrânia não está, de maneira alguma, representando qualquer ameaça ou buscando um confronto que justifique uma intervenção militar da Rússia. A única ameaça é uma renovada ameaça causada pela própria Rússia. Está sobre a Rússia a missão de desacelerar a as tensões atuais revertendo as movimentações militares para posições normais, buscar por estabilizar a Ucrânia. Nós estamos observando a situação de muito perto”, declarou o Secretário de estado dos Estados Unidos, Antony Blinken.
“Todos estão falando sobre a escalada de tensão na Europa, em particular na fronteira da Rússia com a Ucrânia. Como já disse o presidente Putin, nós não queremos nenhum conflito. Não tenho dúvidas de que a única solução para a crise que temos agora é encontrar o equilíbrio dos interesses”, afirmou o Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov.
Você confere ainda:
- Com a saída de Angela Merkel, quem pode liderar a União Europeia?
- Derrota para Biden: programa de imigração criado por Trump é reinstaurado entre México e EUA
- Talibã determina que mulheres ‘não são propriedade’ e precisam consentir a casamentos
- E ainda: a música mais tocada nas paradas da Áustria.
Músicas tocadas nesta edição:
Banda Blanca – Fiesta
A música de Honduras é muito variada. Punta é o principal “ritmo” de Honduras com outras músicas como Paranda, Bachata, salsa caribenha, cumbia, reggae, merengue e reggaeton amplamente ouvidos especialmente no Norte, até rancheras mexicanas ouvidas no interior rural do país.
Banda Blanca – Sopa de Caracol
Rihanna – Diamonds
Livvi Franc – Now I’m That Bitch
Música número 1 – Áustria / Klangkarussell – Home
Confira as edições anteriores do Sagres Internacional
Sagres Internacional #145 | América do Sul: as recentes tensões políticas
Sagres Internacional #144 | Covid-19: Como explicar os novos índices alarmantes na Europa e Ásia
Ouça todas as edições: