Na edição #152 do Sagres Internacional, o jornalista Rubens Salomão e o professor de história e geopolítica Norberto Salomão conversam sobre inflação, questionando se é um fenômeno global na atualidade. Além disso, debatem sobre a fala do primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, que pediu desculpas por ter participado de uma festa durante o lockdown no Reino Unido, mas afirmou que acreditava estar em uma reunião de trabalho.

Abre aspas

O premiê se refere a um encontro registrado em maio de 2020 em que ele foi flagrado nos jardins de Downing Street em meio a garrafas de bebida e uma pequena aglomeração. Abre aspas para o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson.

“Senhor presidente, eu gostaria de pedir desculpas. Eu sei que milhões de pessoas pelo país fizeram grandes sacrifícios ao longo os últimos 18 meses. Sei da angústia que sentiram sem poder sentir o luto de seus parentes, viver as vidas que gostariam e fazer as coisas que amam. E sei que o ódio que sentem por mim e pelo governo que eu lidero, quando pensam que as regras não estejam sendo devidamente cumpridas pelas pessoas que criam as regras. Eu não posso antecipar as conclusões da investigação que está em curso, eu aprendi o bastante para saber que existem algumas coisas que simplesmente não fazemos certo. E eu tenho que assumir essa responsabilidade. A residência oficial é grande, com os jardins como uma extensão do escritório e estavam em constante uso por conta da circulação de ar para parar o vírus. Quando fui àquele jardim, depois das 18h no dia 20 de maio de 2020, para agradecer a grupos da equipe, antes de voltar ao meu escritório, 25 minutos depois, para continuar a trabalhar, eu acreditei implicitamente que aquilo era um evento de trabalho”.

Mas esta não é a única festa que teria acontecido na sede do governo durante a pandemia, ao menos mais cinco encontros são listados por reportagens da imprensa local. Opositores acusam Johnson de mentir e pedem que ele deixe o cargo.

“Este partido conservador auto-indulgente está tendo uma briga com um líder que eles deveriam saber desde o início que não é adequado para o cargo. Boris Johnson está muito preocupado em se defender de sua quebra de regra enquanto, dia após noite, quando se trata no Serviço Nacional de Saúde (NHS), você nunca pode confiar nos conservadores. Nós estamos testemunhando todos os dias o espetáculo quebrado de um primeiro-ministro atolado em enganos e incapaz de liderar. Ele não tem autoridade moral diante da quebra de regras por conta da covid, mas nós temos outros desafios enormes para enfrentar neste país. Desafios enormes”, afirmou Sir Keir Rodney Starmer, um político britânico que atualmente serve como Líder do Partido Trabalhista e Líder da Oposição desde 2020. Starmer é Membro da Câmara dos Comuns do Reino Unido, representando os distritos de Holborn e St Pancras desde 2015.

Músicas

Aerosmith – Eat The Rich

Elvis Presley – Money Honey

Wrinkled, Crinkled, Wadded Dollar Bill

Música número 1 na Austrália

Lost Frequencies ft Calum Scott – Where Are You Now

O “Sagres Internacional” vai ao ar todo sábado, a partir das 14h, no site Sagres Online. No domingo, a partir das 10h, na Rádio Sagres 730, de Goiânia-Go. O programa traz um enfoque apurado e contextualizado das relações globais e de seus efeitos para as comunidades locais.

Apoio: IGD (@institutogoianodedireito), Pós-Graduação 4.0 vai muito além do conteúdo.