Na edição 231 do podcast Sagres Internacional, o jornalista Rubens Salomão e o professor de geopolítica Norberto Salomão, repercutem a vitória da ultradireita na Argentina. Javier Milei, candidato anarcocapitalista, vencedor das primárias nas eleições argentinas, afirmou que as eleições cujo ele foi o vencedor foram fraudadas. Mas, essa é apenas uma de suas sempre polêmicas declarações.

Ouça na íntegra:

Abre Aspas

Primeiramente, o Abre Aspas dessa semana é para o novo presidente do Paraguai, Santiago Peña, de 44 anos, que afirmou que o país está decidido a “se transformar no centro de integração” das nações sul-americanas. Para isso, disse que um dos principais objetivos estratégicos do novo governo paraguaio “será contribuir para melhorar o funcionamento do Mercosul”.

Ele afirmou que o país precisa deixar de ser uma ilha rodeada de terra. O novo presidente do Paraguai ainda afirmou que o país tem tradição pacífica e relacionou à invasão da Rússia contra a Ucrânia, à guerra do Paraguai, entre 1864 e 1870.

Tema do dia

Javier Milei é um economista argentino formado pela Universidade de Belgrano, tem 52 anos. É o candidato à Presidência pela extrema direita e defensor do chamado anarcocapitalismo. É deputado na Argentina e líder da coalizão política direitista La Libertad Avanza.

Anarcocapitalismo é uma corrente filosófica, econômica e política cuja ideia central é eliminar o Estado, mas garantir a liberdade individual por meio da propriedade privada. Assim, é uma forma particular de capitalismo, sem regulação do Estado. Apresenta um projeto de sociedade em que as relações sociais sejam reguladas pelo livre mercado.

Ele se tornou economista-chefe da Máxima AFJP (empresa de previdência privada), economista-chefe do Estudio Broda (empresa de assessoria financeira) e consultor governamental do Centro Internacional para a Arbitragem de Disputas Sobre Investimentos. Ele também foi economista sênior do HSBC.

Apesar de ter vencido as eleições primárias na Argentina: A Liberdade Avança (Javier Milei): 30,04%; Juntos pela Mudança (Patricia Bullrich): 28,27% e União pela Pátria (Sérgio Massa): 27,27%, Milei tem afirmado que ficou com pelo menos 5 pontos à frente do resultado oficial divulgado nas primárias eleitorais. A dúvida levantada por Milei lembra a tática usada por suas principais referências, Trump nos EUA e Bolsonaro no Brasil.

Dolarização da economia

Segundo os especialistas, a ideia de Milei de dolarizar a economia pode trazer alguns benefícios rápidos para a Argentina, com destaque para a queda da inflação e o fim da venda de dólares com uma cotação extraoficial, como o dólar blue.

No entanto, a medida não resolve todos os problemas econômicos no país e pode trazer outras consequências negativas, já que os rumos da moeda e da economia como um todo ficariam totalmente vinculados e dependentes das decisões do Federal Reserve (Fed.), o banco central dos Estados Unidos.

No caso da Argentina, a economia já é parcialmente dolarizada informalmente e muitas pessoas já usam a moeda americana para as trocas comerciais. Isso acontece porque a população, acostumada com severidade da crise econômica, já sabe que a inflação pode desvalorizar ainda mais o peso argentino e, assim, utiliza o dólar por ser uma moeda mais segura e menos instável.

Enquanto o controle da inflação seria o principal efeito positivo, a maior desvantagem de uma dolarização da economia é a perda do controle sobre a política monetária. Em outras palavras o banco central perde o seu principal papel, que é controlar os juros para buscar uma estabilização econômica.

Ouça o podcast na íntegra no áudio acima.

Podcast

Todo sábado, a partir das 13h, o Sagres Internacional vai ao ar com uma edição inédita. O programa traz um enfoque apurado e contextualizado das relações globais e de seus efeitos para as comunidades locais.

Ouça o Sagres Internacional no seu agregador favorito

Confira as edições anteriores do Sagres Internacional