No Sagres Internacional desta semana, Rubens Salomão e o professor Norberto Salomão analisam assuntos importantes como a América do Sul ter se tornado o novo epicentro mundial da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e a atualização da situação em cada país do continente. Você confere também o tema do dia, que nesta semana é “China além da pandemia”.

O diretor do programa de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), afirmou na última sexta-feira (22), que a América do Sul se tornou o novo epicentro da pandemia do novo coronavírus.

“Vimos muitos países sul-americanos com número de casos aumentando, e claramente há preocupação em muitos desses países, mas certamente o mais afetado é o Brasil a esta altura”, enfatizou Michael Ryan.

A fala do diretor do programa de emergências da OMS foi feita após o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom, ser questionado sobre como avaliava a epidemia no Brasil, depois do país ter registrado mais de mil mortes nos últimos dois dias. O diretor foi questionado também se a OMS estava negociando alguma assistência direta ao Brasil.

Confira outros temas do Sagres Internacional #70

– África ultrapassa 100 mil casos de covid-19 e OMS pede solidariedade global

– EUA acusam Rússia e ameaçam sair de tratado de vigilância aérea

– Após divulgação de vídeo de reunião ministerial, embaixada da China diz que Brasil é ‘parceiro estratégico global’

– E ainda: a música mais tocada nas paradas da Itália.

As frases bem ou mal ditas por aí…

A frase da semana fica por conta da a médica, especialista em saúde pública e diretora regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a África, Rebecca Moeti. Nesta semana o continente africano ultrapassou a marca dos 100 mil casos, e causa a preocupação das autoridades locais e internacionais.

“Os países e pessoas da África são igualmente importantes para o trabalho de apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). Muito já foi dito sobre as fraquezas dos sistemas africanos de saúde e muitas comunidades são muito vulneráveis por causa de determinantes econômico-sociais. Com insegurança sobre comida e muitas crises na economia, os governos têm de equilibrar vidas e meios de subsistência nesta resposta. Estamos preocupados que mais de 1600 profissionais da saúde estão infectados e os casos estão crescendo em centros humanitários. Os governos estão trabalhando dia e noite e outros parceiros os estão apoiando para salvar vidas. A solidariedade global é urgentemente necessária para resolver a escassez de kits para testes em toda a região e garantir acesso igualitário”.

O número de casos da Covid-19 no continente africano ultrapassaram os 100 mil, na última sexta-feira (22), segundo anuncio feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Ainda segundo o boletim divulgado pela organização, 54 países e os dois territórios da região africana tiveram 101.862 casos registrados.

Mesmo com o marco de mais de 100 mil casos ter sido alcançado, a OMS considera que a pandemia parece estar se movendo mais lentamente no continente africano. Até a última sexta-feira (22), 3.115 pessoas morreram na África, já quando a Europa registrou 100 mil casos, tinha 4.900 mortes.

A música número 1 na Itália 

Black Eyed Peas, Ozuna, J. Rey Soul – MAMACITA

Músicas tocadas neste episódio

Tsai Chin Just like your tenderness

Teresa Teng – The Moon Represents My Heart

Aaron Kwok- Dui Ni Ai Bu Wan

Twins – LOL

Amplified – What I’m Feeling

Ouça +

#67: Saudades do futuro: tempo e contratempos

#68: A Caminho do Novo Normal: saindo do isolamento

#69: O sucesso dos países vizinhos no controle do coronavírus

O “Sagres Internacional” vai ao ar todo sábado, a partir das 14h, no site Sagres Online. No domingo, a partir das 10h, na Rádio Sagres 730, de Goiânia-GO. O programa traz um enfoque apurado e contextualizado das relações globais e de seus efeitos para as comunidades locais.