A 76ª edição do Sagres Internacional destaca a polêmica proposta do governo turco do presidente Recep Tayyip Erdogan de transformar a histórica Hagia Sophia (foto), a Basília Santa Sofia, em uma mesquita à história de Istambul, a cidade de quase 3 mil anos.
Fazer do local um museu já começou a criar as primeiras tensões entre a Turquia e outros países. Um deles, os Estados Unidos, já pediram que o status da basílica não seja alterado.
“Como vocês sabem, eles converteram a Hagia Sophia em um museu há algum tempo. Agora, esperamos poder chamá-la de mesquita de novo, depois das eleições”, disse ainda antes das eleições de 2019.
Importante obra arquitetônica construída no século VI pelos bizantinos que coroaram seus imperadores no local, Hagia Sophia é um Patrimônio Mundial da (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) UNESCO e uma das principais atrações turísticas de Istambul.
No poder por mais 16 anos

Na Rússia, o presidente Vladimir Putin alterou a Constituição para permanecer no poder até 2036. A reforma constitucional tem o apoio de mais de 70% dos russos, segundo plebiscito.
De acordo com a Comissão Eleitoral, os votos contrários à reforma alcançaram 21,27%, e a taxa de participação no plebiscito foi de aproximadamente 65%.
As mudanças incluem a “fé em Deus” na carta magna e o matrimônio como instituição heterossexual. Na sexta-feira (3), Putin zombou da bandeira do arco-íris erguida na embaixada dos Estados Unidos e Moscou, asteada em celebração aos direitos LGBT. O presidente russo chegou a sugerir o ato como uma representação da orientação sexual dos funcionários do local. “Revelou algo sobre as pessoas que trabalham lá”, disse.
Putin foi eleito Primeiro-Ministro da Rússia em agosto de 1999, com 233 votos. Boris Iéltsin apontou-o como seu sucessor. A posse de Putin coincidiu com o confronto entre as forças de segurança do Daguestão e guerrilheiros separatistas da Chechênia.
4 de julho
Nos Estados Unidos, a comemoração pelo Dia da Independência acontece em meio ao crescimento do número de casos e mortes pelo novo coronavírus. O país ainda ocupa a primeira posição em número de infectados (2.818.588) e de vítimas fatais pela pandemia (129.584).

Oriente Médio
Na última quinta-feira (2), o movimento islâmico no poder na Faixa de Gaza, Hamas, e o partido laico Fatah se comprometem a se unir contra o projeto de anexação israelense de zonas da Cisjordânia ocupada, durante uma incomum entrevista coletiva conjunta dos partidos palestinos rivais.
Fatah e Hamas se enfrentam há 13 anos. Em 2007, o Hamas assumiu o controle do enclave palestino, após o término de uma quase guerra civil, um ano após ter vencido as eleições legislativas.
América do Sul
Nesta edição do Sagres Internacional, você confere ainda que o Paraguai, em reunião virtual com representante da Europa, passou a presidência do Mercosul para o Uruguai. E o ex-presidente colombiano Nobel da Paz, Juan Manuel Santos , disse que ser “uma loucura” o governo do presidente (sem partido) durante a pandemia do novo coronavírus.
A música mais tocada nas paradas da Bélgica
Jason Derulo x Jawsh 685 – Savage Love
Jason Desrouleaux (30 anos), conhecido pelo seu nome artístico Jason Derulo, é um cantor, compositor, ator e dançarino norte-americano.
Músicas tocadas nesta edição
Vinda da tradição clássica turca, essa música glorifica a cidade com as palavras: “Muitas cidades brilhantes são vistas no mundo, mas você é quem cria sua beleza encantadora”.
O cantor, compositor e músico Levent Yüksel fala à cidade como um amante ansioso, dizendo: “Como uma mulher, como uma égua, venha, deixe-me segurar sua cintura fina, meu amor Istambul, deixe-me beijar seu pescoço”.
Esta música descreve um caso entre uma dama da alta sociedade e um funcionário enquanto viajam para Üsküdar, na costa asiática de Istambul. Ela expressa sua afeição, entregando a ele um pedaço de lokum (delícia turca) em um lenço.
O Sagres Internacional vai ao ar todo sábado, a partir das 14h, no site Sagres Online. No domingo, a partir das 10h, na Rádio Sagres 730, de Goiânia-GO. O programa traz um enfoque apurado e contextualizado das relações globais e de seus efeitos para as comunidades locais.
Ouça +
SI#75: Os desafios da ONU: 75 anos depois de sua fundação e a referência brasileira Bertha Lutz
SI#74: China e Índia: a escalada de tensão que deixou soldados mortos em choque na fronteira
SI#73: Manifestações antirracistas atacam monumentos e exigem revisão da história
Confira as edições anteriores