O Sistema Sagres de Comunicação foi homenageado, na noite desta quinta-feira (8), por seus 80 anos de história no rádio goiano. O reconhecimento veio em sessão solene extraordinária na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), em comemoração ao Centenário do Rádio no Brasil. O evento foi proposto pelo presidente da Casa, o deputado Lissauer Vieira.

Leia mais: Rádio Sagres recebe prêmio de veículo mais influente do segmento

A Sagres foi representada pelo diretor superintendente, Vinícius Tondolo, que recebeu a homenagem e celebrou o reconhecimento da emissora por mais de oito décadas de relevância e participação na vida dos goianieses.

“Somos os curadores e os responsáveis pela maior tradição radiofônica do estado de Goiás, que é da Rádio Clube. São 80 anos de história acompanhando o início da capital, a transformação social, de costumes, dos espaços, saindo de uma cidade de 50 mil habitantes para mais de 1,5 milhão. A Sagres é responsável por cuidar, zelar da memória e inspirar”, destacou Tondolo.

Também estiveram presentes na sessão solene, representando a Sagres, Ana Carolina, Cleia Medeiros, Laila Melo, Charlie Pereira, Thaís Dutra e Rubens Salomão.

Da esquerda para a direita, representaram a Sagres Cleia Medeiros, Ana Carolina, Vinicius Tondolo, Laila Melo, Rubens Salomão, Thaís Dutra e Charlie Pereira.

O presidente da Associação Goiana de Rádios Comerciais (Agora), empresário e apresentador da Interativa FM, José Luiz, ressaltou que a data homenageia igualmente todos aqueles que constroem a história do rádio diariamente em Goiás e no Brasil.

“É momento de homenagear, reverenciar o rádio, esse veículo de comunicação tão importante, e também homenagear aquelas pessoas que constroem o dia a dia do rádio goiano, que são os radiodifusores, os empresários do rádio, os donos das emissoras que muitas vezes atuam diretamente na lida diária, e também os radialistas que todos os dias trabalham no rádio”, afirmou.

O presidente da Agora reconheceu a importância da Sagres e do prefixo 730 para a comunicação em Goiás. “Foi a primeira emissora de rádio do Estado de Goiás. A então Rádio Clube de Goiânia, que começou a operar no dia 5 de julho de 1942, no dia do Batismo Cultural de Goiânia. Pioneira, começou a operar em 1.370 kilohertz (kHz), é hoje a Rádio Sagres que opera em 730 kilohertz. Essa concessão que hoje opera a Sagres tem mais de 80 anos de existência”, reforçou José Luiz.

História

Desde a sua fundação na década de 40, o prefixo 730 passou por transformações. Inicialmente como Rádio Clube de Goiânia, depois Rádio K do Brasil, Rádio 730 AM e Sagres. Atualmente, como sistema de comunicação, seu conteúdo chega ao público em quatro plataformas: rádio, streaming no YouTube, portal de notícias e pela TV aberta, no canal 26.1.

“Essa transformação foi significativa para nós, para vivermos essa próxima fase, entendendo que cada plataforma tem a sua linguagem. Vamos priorizar o conteúdo e entender essa estratégia de distribuição”, complementou Tondolo.

Digitalização

O rádio continua vivo e presente na vida das pessoas em todo o país, acompanhando as transformação da internet e do mundo digital. Uma pesquisa realizada em 13 regiões brasileiras pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) apontou que o veículo é ouvido por 83% da população, o que representa um aumento de 3% em comparação a 2021.

Na solenidade, o presidente da Abert, Flávio Lara Resende, enalteceu a presença do rádio no cotidiano das pessoas até hoje. “O rádio continua sendo companheiro do brasileiro, do goiano, de todos os estados brasileiros. É um veículo importantíssimo para aproximação do cidadão brasileiro”, concluiu.

Leia mais