Após investigações da Polícia Civil, a Agência Municipal de Saneamento de Senador Canedo (Sanesc) foi responsabilizada pela queda do reservatório de água no dia 08 de julho, no Parque Industrial. O desabamento do reservatório danificou imóveis, no Campo Trajano e um jovem de 18 anos acabou ferido no acidente.
Leia também: Jovem que sobreviveu a queda de reservatório recebe alta e vai continuar recuperação em Senador Canedo
Com a conclusão do inquérito, o engenheiro responsável pelo reservatório foi indiciado por lesão corporal culposa, com pena de uma a dois anos e crime de desabamento, com pena de um a quatro anos. O inquérito foi encaminhado para o Poder Judiciário.
Em contato com a reportagem do Sagres Online, o delegado de Senador Canedo, responsável pelo caso, Antônio André dos Santos Júnior, explicou que a perícia identificou duas irregularidades no reservatório.
“Apuramos duas causas determinantes para a queda da caixa de água. A primeira foi a falha na operalização do volume dos reservatórios superior e inferior. Ela era feita de forma manual, através de um registro e houve falha nessa questão. A segunda causa, foi o fato do reservatório superior estar cheio, enquanto o reservatório inferior estava com uma quantidade menor de água. Isso causou um desequilíbrio e consequentemente a queda da caixa de água”, esclarece.
Inaugurado em outubro de 2019, o reservatório tinha capacidade de um milhão de litros de água e beneficiava oito bairros do município.
Vale lembrar que no dia 21 de julho uma empresa privada contratada pela prefeitura de Senador Canedo iniciou uma vistoria nos 56 reservatórios instalados na cidade. Os técnicos vão avaliar condições estruturais, topografia, soldas e a pintura. São 56 reservatórios instalados em senador Canedo, 33 deles estão em funcionamento. Os resultados devem ficar prontos em seis meses.