O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) afirma que as emissões de dióxido de carbono (CO2) por veículos pesados aumentaram 30% desde 2000. A agência da ONU para o clima diz que os caminhões e os ônibus são importantes para a economia, mas pede que haja regulamentações ambiciosas para diminuir a poluição causada por esses veículos.

“São necessárias regulamentações ambiciosas para travar suas emissões, que geram impactos ambientais e na saúde” aponta em relatório. De acordo com o Pnuma, os veículos pesados emitem 40% do óxido de azoto das estradas e 20% do carbono negro causado pela combustão incompleta.

O relatório da agência considera dados de Japão, Coreia do Sul e União Europeia sobre exportação desses veículos novos e usados. O conjunto é responsável por 60% das exportações de veículos pesados no mundo.  Assim, o Pnuma adverte que esses países deveriam introduzir “tecnologias mais limpas” nos veículos.

“É uma responsabilidade partilhada dos países importadores e exportadores garantir que os veículos usados mais limpos e mais seguros estejam disponíveis nas estradas dos países em desenvolvimentos”, diz.  

*Com informações da Agência Brasil

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Leia mais: