O Instituto Tomie Ohtake localizado em São Paulo recebe a mostra fotográfica “Água Pantanal Fogo”, entre os dias 7 de março e 12 de maio, com fotos de Lalo de Almeida e Luciano Candisani. A exposição tem entrada gratuita, mas vai arrecadar recursos para os brigadistas que atuam no bioma com a venda de seis quadros. 

O Pantanal sofre com a seca e o fogo e tem sua biodiversidade ameaçada a cada ano. Por isso, a mostra organizada pelo SOS Pantanal e com curadoria de Eder Chiodetto empenhará os recursos para a formação das Brigadas Pantaneiras.  O público terá acesso a 80 obras dos fotógrafos.

Vazante do Mangabal no Pantanal da Nhecolândia (MS), março de 2011 (Foto: Luciano Candisani)

As fotos dos fotógrafos são registros de momentos antagônicos da paisagem pantaneira. Lalo de Almeida fotografou o fogo dos incêndios que assolaram o bioma em 2020, enquanto Luciano Candisani registrou as cheias do Pantanal entre 2010 e 2012. As fotos de Almeida são conhecidas mundialmente na série ‘Pantanal em Chamas’, premiada na categoria Meio Ambiente no World Press Photo.

O catálogo de  Candisani também já rodou o mundo. Pois o fotógrafo já trabalhou em 40 países e registrou imagens para a edição principal do National Geographic. Em destaque na sua obra de vida, estão registros das regiões do Ártico e Antártica.

Leia mais: