Foto: Divulgação / Secretária de Estado da Saúde

Em Goiás há quatro casos suspeitos de coronavírus (covid-19), a informação é da a superintendente de Vigilância em Saúde do Estado de Goiás, Flúvia Amorim, em entrevista à Sagres 730 nesta segunda-feira (9). De acordo com ela, a Secretária de Estado da Saúde (SES) recebeu “várias” notificações e a equipe está avaliando esses casos para saber se enquadram na definição de caso suspeito.

Para definir o que é caso suspeito, a SES segue protocolos do Ministério da Saúde, segundo Flúvia, o primeiro é apresentar sintomas como febre e problemas respiratórios e/ou ter histórico de viagem para algum local com transmissão. “No final de semana mudou, o Ministério (da Saúde) considera suspeito quem foi para qualquer país da Ásia, Europa ou América do Norte e apresente algum desses sintomas”, explicou. Também considera suspeito, pessoas que tiveram contato com algum caso confirmado ou suspeito.

A superintendente de Vigilância em Saúde destacou que estudos mostraram que 80% das pessoas contaminadas pelo covid-19 evoluem para cura “Os estudos que tem sido feito, casos que tenham acontecido mundo afora, tem mostrado que aproximadamente 80% das pessoas que adquirem o vírus evoluem para cura, o que nos leva a crer que é uma gripe”, disse. “Uma pequena parcela grave e outra menor ainda que vai a óbito, nesse grupo, infelizmente, a maioria é idoso”.

*Em atualização

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/773210830&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}