O Ministério da Saúde lançou, nesta quinta-feira (6), o programa Cuida Mais Brasil que vai destinar R$ 194 milhões para inserção de pediatras e ginecologistas-obstetras nas equipes de Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com os números apresentados pelo ministério, há hoje 5.699 pediatras alocados na APS em todo o Brasil. Mesmo assim, mais da metade deles (2.965), por exemplo, se concentram em apenas dois estados – São Paulo e Minas Gerais.

Paralelo a isso, estados do Nordeste, como Pernambuco (9) e Paraíba (5), e do Norte, como Roraima (4) e Acre (5), possuem menos dez pediatras para atender todo seu território. O cenário se repete no caso dos ginecologistas-obstetras. Em Roraima, por exemplo, há apenas um profissional do tipo na APS.

O Cuida Mais Brasil foi definido pelo ministério como um “programa estruturante”, que visa reduzir tal desigualdade direcionando recursos. O objetivo é que os municípios mais carentes possam aprimorar o serviço prestado a gestantes e crianças. De acordo com o ministério, uma portaria para regulamentar o programa Cuida Mais Brasil deverá ser publicada até a próxima semana.

Leia mais: