Foto: Pexels
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pessoa necessita de consumo mínimo de 110 litros de água por dia, essa medida é supostamente suficiente para um indivíduo saciar a sede, cuidar apropriadamente da higiene e preparar os alimentos.
Se você achou muito, prepare-se para esse dado do Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento, divulgada no início do ano, referente a 2016, que aponta que uma pessoa utiliza 137 litros de água por dia no estado de Goiás. E a média brasileira é de 154 litros de água por individuo.
A água é um recurso fundamental para nossa sobrevivência. Ainda que 70% do planeta terra seja coberto de água, apenas 1% desse volume é considerado potável. Por isso a importância de se economizar esse recurso finito e essencial para a existência do ser humano.
Por isso é tão importante o consumo consciente da água, evitar o desperdício e repensar as formas de uso desse recurso. O titular da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos, Hwaskar Fagundes, alerta a população goiana sobre o uso racional da água.
Um projeto de lei do senado, prevê a realização de campanhas educativas como forma de estimular o uso racional de água pela população. O autor do projeto é o senador do Rio Grande do Norte, José Agripino do DEM, que pontua a inexistência de uma política de campanhas educativas, periódicas e permanentes sobre o uso racional de água, com o objetivo de prevenir crises de abastecimento cada vez mais frequentes.
O Colégio Marista, possui um projeto que tem o objetivo de formar os alunos para debater e atuar sobre questões da sociedade, com o foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Neste ano, diversos alunos desenvolveram projetos ligados à cauda da água, como explica o professor de Física e orientador do HUB de Matemática, Ivan Alexis Matta.
Neste mês, Goiânia sedia o I Fórum-Ibero Americano de Sustentabilidade, com o tema Cerrado o Berço das Águas, uma visão disruptiva. O propósito do fórum é compartilhar experiências e estruturar uma agenda sustentável para a preservação do Cerrado. O evento acontece no Núcleo Seu Jaime, a partir das 8h00 da manhã. Faça sua Inscrição Aqui!
Ouça na íntegra a reportagem de Letícia Martins
{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/541635405&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}