Após dois anos e oito meses de obras, o Complexo Viário Luiz José Costa, também chamado de Complexo Viário da Jamel Cecílio, será inaugurado, nesta sexta-feira (13). A obra começou em setembro de 2019, custou R$ 32,5 milhões e, por ela, passarão mais de 200 mil veículos por dia, segundo a Prefeitura de Goiânia. A estrutura homenageia o cantor sertanejo Leandro, que fazia dupla com Leonardo e que faleceu em decorrência de um câncer, em 1998.

Em entrevista concedida à Sagres, o secretário de Infraestrutura da capital, Everton Schmaltz, informou que a estrutura é dividida em três níveis: o local, o da região e o de maior velocidade, que seria um prolongamento da Marginal Botafogo. “O nível inferior é a continuidade das pistas da Marginal Botafogo e vai integrar, principalmente, aquela região mais ao Sul, que é a Vila Redenção, com saída para o Bairro Feliz e outras regiões. O [complexo] é uma via de velocidade um pouco menor. A gente considera que é uma interligação muito importante, já que pega de Leste a Oeste e integra toda a região do Flamboyant”, explicou Everton.

Confira a reportagem na íntegra:

Drenagem e meio ambiente

O complexo é dotado com mais de 300 metros de comprimento de rede de drenagem, além de 28 bocas de lobo e duas grelhas, cujas dimensões são de dez metros de comprimento por 0,8m de largura, também utilizadas para captação e escoamento de água pluvial.

O trecho do canal da Marginal Botafogo que passa pelo complexo tem 10 metros de largura e 284 metros de comprimento, com altura de três metros. Foi feita a canalização do córrego nos cruzamentos com as avenidas Jamel Cecílio e 2ª radial, contenção das margens em diversos locais com estrutura de gabião e implantação de dissipadores de energia nos pontos de deságue dos ramais projetados.

Números da obra

Para construção do viaduto, os operários utilizaram 36 vigas de concreto, que pesam 36 toneladas cada e têm 30, 34 ou 38 metros de comprimento. A estrutura tem 192 metros de comprimento e 282 metros no total, incluindo as duas rampas dos encabeçamentos, 13,8 metros de largura. São duas pistas de 6,5 metros, que contêm quatro faixas de rolamento e guarda-rodas com 0,4 metro.

O diâmetro interno da rotatória mede 27,9 metros, e o externo, 40,6 metros. A trincheira tem 200 metros de comprimento e 8,5 metros de largura em cada sentido, com 4,5 metros de altura em relação à estrutura da rotatória. Em toda a obra foram utilizados 5,5 mil metros cúbicos de concreto e 580 toneladas de aço.

Na última etapa do projeto, o que compreende a construção da rotatória no nível da Alameda Leopoldo de Bulhões e da trincheira da Marginal Botafogo, foram utilizados 572,7 toneladas de massa asfáltica. São 32 postes de iluminação, 80 luminárias, 5,6 mil metros de cabos elétricos e 1,5 mil metros de eletroduto.

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