(Foto: Reprodução / Internet)

O novo secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda defende que as áreas de administração penitenciária e segurança estejam juntas. No final do governo de Marconi Perillo, na virada de 2017 para 2018, houve iniciativa do então secretário da pasta Ricardo Balestreri para que a custódia dos detentos não ficasse a cargo daqueles que fizeram a prisão. A área penitenciária passou a ter autonomia administrativa e financeira. Questionado sobre o assunto, Rodney Miranda entende que o ideal era que as duas áreas estivessem separadas, mas para ele a realidade atual não permite isso.

“Primeiro estabilizar o sistema, a partir daí pensar nessa separação. É necessário, é importante, quem quem prende não deve cuidar, só que hoje nós não temos condição de separar. Nós vamos juntar, fortalecer as duas áreas juntos e a partir passar para a segunda etapa, que não tem previsão. Quando tiver o sistema estável, quando tiver as ruas estáveis, a gente pensa nessa outra metodologia”.

O secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, afirma que ainda está tomando pé quanto a situação dos presídios goianos.

“O modelo de gestão nós vamos decidir juntos com o novo chefe da direção-geral da administração penitenciária. Nós vamos trabalhar como nós estamos trabalhando com as outras instituições, de maneira técnica, de maneira responsável, é uma área sensível hoje que nós temos, mas nós temos uma estratégia traçada que vai sendo aplicada para melhorar cada dia mais o nosso sistema e a partir daí a repercussão na rua”.