A prefeitura de Goiânia tem feito o recapeamento de 630 km de ruas e avenidas. Mas nem sempre há uma agilidade para refazer a sinalização das vias. Sobre o assunto o Sagres Sinal Aberto II ouviu o Secretário Municipal de Trânsito, Horácio Mello.

O Secretário destacou que é importante que os motoristas se atentem a essas vias com asfalto novo, porque se fato a sinalização não acompanha o ritmo da Seinfra. A SMT já ampliou sua frente de trabalho, para acelerar a sinalização nesses trechos da capital e a previsão é que até o final do ano tudo esteja pronto.

Horácio Mello ainda ressalta que o cuidado precisa ser redobrado porque até mesmo nas ruas sinalizadas o número de infrações chama muita atenção.

“Nós temos 600 mil multas represadas aqui para serem enviadas a partir de janeiro, segundo o cronograma estabelecido pelo Denatran, que a partir de março desse ano orientou que não houvesse notificação para impedir que a pessoas saíssem as ruas para pedir recurso e se preocupara com a multa, então essas pessoas serão notificadas agora”

Vale destacar que essas multas só são aplicadas em ruas bem sinalizadas, caso contrário a multa não pode ser feita. Honório explicou que se não tivessem sido deslocados muitos agentes para as vias que estão em obras, o número poderia ser muito maior. As principais infrações detectadas são por excesso de velocidade pegos pelos radares e muitos avanços de sinal vermelho, também registradas por sistema eletrônico.

Novidades no trânsito de Goiânia

O Secretário Municipal de Trânsito frisou que algumas mudanças no trânsito da capital podem ser implantadas. Uma delas a Moto Box, que é uma caixa para moto, traduzindo literalmente.

“Nos pontos de semáforo onde as motos ficariam naturalmente a frente à frente dos veículos, elas já fazem isso hoje, mas disputando espaço e ficaram próximas aos espelhos dos carros, com saída conflituosa. Com o Moto Box, vamos criar uma caixa de proteção para essas motocicletas, não só para pararem com proteção e longe dos carros, mas para melhorar a fluidez do trânsito”, explicou Honório Mello.

As Moto Boxes serão instaladas nos pontos de avenidas e artérias da cidade que estão recebendo uma nova sinalização. Estão sendo estudadas ainda mudanças de sentido de algumas ruas de Goiânia, como por exemplo a 88 e a 86 no Setor Sul e a 115 que já está provisoriamente com mão única.

A ideia é que essas vias se tornem de mão única para possibilitar a colocação de ciclovias na 115 e para melhor fluidez na 88 e na 86. No entanto, as alterações não se restringem apenas ao Setor Sul. Porém, de acordo com Honório Mello, as alterações só serão realizadas se houver um consenso entre a sociedade e o poder público.