A Seleção Brasileira de Futsal Nanismo embarcou, na última sexta-feira (3), para a Argentina, local da Copa do Mundo de Futsal Nanismo. A competição é inédita e o time foi selecionado pela Associação Brasileira de Esportes para Pessoas com Nanismo (ABEN). O grupo Brasa, que representa o país na competição, possui atualmente 60 atletas de todo o país.  O time brasileiro conta com 17 convocados: sendo 15 de linha e dois goleiros.

São 16 países que participam do mundial que será realizado entre os dias 6 e 12 de novembro, em Buenos Aires. As demais seleções participantes são: Resto do Mundo, Argentina, Paraguai, México, Equador, Peru, Bolívia, Chile, Marrocos, Colômbia, Estados Unidos. 

A estreia do Brasil acontece nesta terça-feira (7), às 19h15 contra o Resto do Mundo, seleção que reúne jogadores de Japão, Espanha e França. Esta prevista transmissão pelo Youtube. 

Regras

Em entrevista ao site da CBF, o treinador da equipe, Marcus Vinícius falou sobre a importância de disseminar a modalidade e atrair novos jogadores.

“No futsal tradicional, são quatro na linha e um no gol. Nós temos essa alteração com seis atletas de linha e um goleiro. São 20 minutos corridos, com os últimos dois minutos cronometrados. O gol tem 1,70m de altura e a largura é de três metros”, contou Marcus, que trabalha com a equipe há sete anos, quando começou como auxiliar técnico, e está no comando há três anos.

O pivô Lorenzo da Fré, de 29 anos, é de São Paulo e diz que a expectativa é alta. Ele tem acondroplasia e trabalha atualmente como coordenador de Tecnologia da Informação (TI). Neste ano, participa pela primeira vez de uma competição internacional.

“O torneio é para competir, mas muito também pela inclusão, para mostrar que somos capazes de competir também em alto nível como qualquer outra pessoa”, completou.

Apoio  

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) custeou as passagens aéreas para a equipe, seguros de viagem e uniformes para a delegação.

Com informações do site da CBF – Confederação Brasileira de Futebol

Leia mais