A seleção brasileira de futebol feminino está convocada para a Copa do Mundo de 2023. Na tarde desta terça-feira (27), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro (RJ), Pia Sundhage divulgou as 23 atletas chamadas.

A lista é encabeçada pela veterana Marta, de 37 anos – maior artilheira do Brasil, com 115 gols, e da Copa do Mundo, com 17 tentos -, que disputará o seu sexto Mundial consecutivo. Ademais, a zagueira e capitã Rafaelle, a meia-atacante Adriana e as atacantes Debinha e Bia Zaneratto estão entre outras destaques.

Atual tricampeão brasileiro, o Corinthians é o clube com mais jogadoras convocadas, com quatro atletas do principal time de futebol feminino nacional chamadas. Isto é, a goleira Letícia Izidoro, a lateral-esquerda Tamires, a volante Luana e a meia-atacante Duda Sampaio.

Das 23 convocadas, apenas 10 participaram da última Copa e 11 são estreantes no torneio. “Estou muito animada, pois quase metade do time nunca foi para a Copa do Mundo. Temos muitos sonhos entre as mais novas, e as mais experientes ajudam a equipe. Isso é muito especial”, afirmou a treinadora Pia Sundhage.

marta copa do mundo 2023
Maior jogadora da história do futebol feminino, Marta jogará a sua sexta Copa do Mundo seguida (Foto: Thais Magalhães/CBF)

Copa do Mundo 2023

Com sede na Austrália e na Nova Zelândia, a competição será realizada entre os meses de julho e agosto. Pela primeira vez no torneio feminino, a Copa do Mundo contará com 32 equipes participantes, ou seja, com o mesmo formato das últimas edições masculinas.

O Brasil está no Grupo F, com jogos concentrados na Austrália, e estreará contra o Panamá, dia 24 de julho, em Adelaide. No dia 29, enfrenta a França em Brisbane, enquanto encerra a fase de grupos diante da Jamaica, em Melbourne, no dia 2 de agosto.

Antes de embarcar para a Austrália, a seleção se despede do torcedor brasileiro neste domingo (2), quando encara o Chile no estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF). Portanto, a apresentação do grupo será ainda nesta semana, na Granja Comary, em Teresópolis (RJ).

Confira as 23 jogadoras convocadas do Brasil

  • Goleiras: Bárbara (Flamengo), Camila (Santos) e Letícia Izidoro (Corinthians)
  • Defensoras: Antônia (Levante-ESP), Bruninha (Gotham-EUA), Kathellen (Real Madrid-ESP), Lauren (Madrid-ESP), Mônica Hickmann (Madrid-ESP), Rafaelle (Arsenal-ING) e Tamires (Corinthians)
  • Meio-campistas: Adriana (Orlando Pride-EUA), Ana Vitória (Benfica-POR), Andressa Alves (Roma-ITA), Ary Borges (Racing Louisville-EUA), Duda Sampaio (Corinthians) e Luana (Corinthians)
  • Atacantes: Bia Zaneratto (Palmeiras), Debinha (Kansas City Current-EUA), Gabi Nunes (Madrid-ESP), Geyse (Barcelona-ESP), Kerolin (North Carolina Courage-EUA), Marta (Orlando Pride-EUA) e Nycole (Benfica-POR)

Além das 23 jogadoras convocadas, outras três suplentes também foram relacionadas. Tratam-se da zagueira Tainara (Bayern-ALE), da volante Angelina (OL Reign-EUA) e da atacante Aline Gomes (Ferroviária).

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU): ODS 5 – Igualdade de gênero.

Leia também