Sagres em OFF
Rubens Salomão

Selene Nunes abandona reunião com relator em protesto contra reforma tributária

A secretária de Economia do Estado de Goiás abandonou reunião do Comitê dos Secretários Estaduais da Fazenda (Comsefaz) com o relator da reforma tributária. Selene Nunes preferiu não continuar a conversa com o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), nesta quinta-feira (29), depois de oficializar a posição goiana sobre o projeto. Segundo ela, Goiás é contra a proposta em debate pelo Congresso para unificação dos impostos sobre consumo.

O encontro entre o Comsefaz e o relator foi marcado para discutir o relatório apresentado ontem por Ribeiro. “Me retirei da reunião após fazer a seguinte declaração: o Estado de Goiás manifesta-se contrário à reforma tributária e deixa consignado seu voto dissidente por entender que a reforma tributária proposta é uma afronta aos entes federados”, afirmou a auxiliar. O governador Ronaldo Caiado (União) segue como um dos principais críticos da proposta em discussão na Câmara.

Ele já afirmou que o projeto faria os governadores “viverem de mesada” e tenta mobilizar a bancada federal goiana. Nesta sexta-feira (30), Caiado realiza reunião sobre a Reforma Tributária, no Auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. O governador reúne representantes de diversos setores da sociedade para debater a proposta de mudança do sistema tributário brasileiro, que deve ter votação em julho pelo Congresso Nacional.

selene nunes reforma
Foto: Secretária de Economia de Goiás, Selene Peres, em audiência no Senado Federal. (Crédito: Geraldo Magela / Agência Senado)

Selene Nunes

A secretária de Economia era interina, desde a saída de Cristiane Schmidt, mas tem ganhado protagonismo junto ao governador. Depois de abandonar a reunião em Brasília, Selene afirmou que a reforma, como proposta, “fere de morte a Federação”.

Consequência

“Entendemos que a reforma fere de morte a Federação. Faz com que percamos a capacidade de legislar sobre nossos impostos, analisar contencioso tributário, definir tudo sobre os impostos e arrecadar”, disse a secretária ao Poder360.

Incentivos

Além da perda de autonomia, Selene aponta que a tributação do ICMS no destino e não na origem prejudicará o estado. Para ela, a mudança pode fazer com que Estados que hoje concedem incentivos fiscais percam com a saída de empresas rumo ao Sul e ao Sudeste.

Inverdade

“Se essa indústria for embora, como fica a renda e o emprego desses goianos? Embora o governo diga que todos ganham, isso não é verdade. Há ganhadores e perdedores”, disse a secretária. “Estamos discutindo uma reforma para os próximos 50 anos. Não podemos tomar decisões que tenham esses impactos sem levar em conta os riscos que corremos”, acrescentou.

Presenças

O evento com o Ronaldo Caiado, nesta sexta-feira, ocorre às 9h. Terá a participação de secretários de Estado, senadores, deputados federais, deputados estaduais e prefeitos. Também estarão representados o Tribunal de Justiça, Ministério Público, Tribunais de Contas, Defensoria Pública e Assembleia Legislativa.

Empresários

O setor privado também participa, com a Associação Pró-Desenvolvimento Industrial (Adial), da Associação Comercial de Goiás (Acieg) e da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg). A Força Sindical também participa do encontro, representando os trabalhadores.

A propósito…

A prestação de contas do prefeito de Goiânia Rogério Cruz (Republicanos) que ocorreria nesta sexta-feira (30) teve adiamento pela Câmara Municipal de Goiânia. Sem nova data.

Motivo

A justificativa oficial é de que o prefeito foi convidado pelo governador Ronaldo Caiado (UB) para participar da reunião sobre q reforma tributária, também nesta sexta.

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.