Sagres em OFF
Rubens Salomão

Daniel Vilela critica troca de cargos por apoio e reafirma candidatura própria do MDB

O presidente regional do MDB, Daniel Vilela, voltou a confirmar trabalho prioritário do partido para lançar candidatura própria em Goiânia. E negou interesse em indicação de cargo na gestão do atual prefeito, Rogério Cruz (Republicanos). O vice-governador conversou com a Coluna e disse estar disposto a dialogar com o prefeito, mas que as articulações para troca de cargos por apoio em 2024 são equivocadas.

“O MDB tem uma história de sucesso em Goiânia e tem quadros muito qualificados. Não só o partido, como os demais partidos que compõem a base do governador Ronaldo Caiado. Então, a gente vai estar dialogando, construindo, mas o nosso desejo é de que nós tenhamos nosso candidato para nos representar”, afirma Daniel, questionado sobre a candidatura própria. Daniel nega ter sido convidado para diálogo político com o prefeito Rogério Cruz. “Eu não me furto em nenhum momento de conversar”.

“Em política, isso é natural. Eu sinceramente, só ouvi pela imprensa essa disposição de encontrar e falar da eleição”, conta Daniel, que complementa: “Acho que não é nem o momento pra se discutir isso. Acho inclusive que a sociedade deve estar questionando essas decisões de ficar: ‘ah o partido vem pra cá pra me apoiar, está aqui numa secretaria’. O MDB não tem interesse nenhum em ocupar espaço nessa administração municipal”, critica o vice-governador.

daniel critica troca
Foto: Vice-governador Daniel Vilela (MDB) durante visita à cidade de Nova América. (Crédito: SECOM/Divulgação)

Troca

As articulações de Rogério Cruz, com base na oferta para troca de cargos na gestão por apoio no ano que vem, foram detalhadas pela Coluna, ainda em maio. Além de criticar o processo, Daniel afirma que o foco deveria estar nos resultados da gestão municipal.

Resultados

“Mas não nos furtamos de conversar, né? Acho que o foco agora é na gestão. Nós aqui no estado, sob a liderança do governador, estamos nos dedicando e o momento político é mais à frente”, afirma Daniel sobre a troca.

Comparação

“Da mesma forma como a gente outros prefeitos também muito dedicados à sua gestão para que isso possa também facilitar a vida política deles no ano que vem. A política se move muito pela aceitação popular. Se o prefeito estiver bem, é natural que os partidos vão convergir para a continuidade do grupo político que está lá”, avalia.

Precipitado

E Daniel continua: “Acho muito precipitado tomar decisões agora, num momento ainda de muita turbulência e de muitos questionamentos em relação a essa administração. Porque, de repente, amanhã esses acordos não vão se consolidar no momento eleitoral.”

Clareza

“Nós do MDB somos claros, somos honestos. Nós não vamos fazer nenhum tipo de articulação, não estamos pleiteando nenhum espaço na administração municipal de Goiânia. Estamos abertos a conversar, mas, naturalmente, focados em construir um projeto próprio pro ano que vem”, finaliza o vice, em entrevista exclusiva à Sagres Em OFF.

Memória

O prefeito Rogério Cruz chegou a realizar reuniões com a bancada de vereadores do MDB para articular indicação do grupo para a Secretaria de Planejamento e Habitação. O processo travou em três pontos. Divergência interna na bancada; concorrência com o presidente da Câmara, Romário Policarpo, que tem a indicação da pasta; e a indisposição de Daniel Vilela.

Agenda

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, estará em Aparecida de Goiânia neste sábado (01). O auxiliar do presidente Lula visitará o Hospital Municipal de Aparecida (HMAP), onde vai inaugurar a unidade coronariana.

Estrutura

O setor conta com 10 leitos de UTI, além de um equipamento de hemodinâmica já em operação. Na inauguração, haverá apresentação da segunda máquina para a execução dos procedimentos hemodinâmicos.

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes.

Mais lidas:

Leia também: