Imagine um carro movido a eletricidade cuja bateria é recarregada em movimento ou em repouso sem a necessidade de conexão a fios elétricos ou tomadas. Pois isso já acontece. A inovação vem de Detroit, nos Estados Unidos. Trata-se de uma via que vai carregar veículos elétricos sem a necessidade de fios ou plug-ins. 

A introdução do carregamento sem fios nas autoestradas representa uma solução promissora. Desse modo, elimina o inconveniente fundamental das pausas frequentes para quem dirige veículos elétricos: a necessidade de paradas, garantindo assim uma viagem ininterrupta.

Além disso, a recarga sem fio não atende apenas carros convencionais. Pode funcionar para vans, caminhões e veículos menores usados em entregas, por exemplo. Conforme a Electreon, empresa responsável pelo trecho em Detroit, o carregamento funciona de forma constante, 24 horas por dia.

Recarga pode ser feita até em caminhões (Foto: Electreon)

O trecho de carregamento em questão tem 400 metros e fica na 14th Street, na região central de Michigan, em Detroit. A via será usada como um campo de testes em tempo real para a tecnologia. No entanto, trata-se de uma fase de testes, apenas, e que tem como objetivo ajustar e otimizar o sistema de carregamento sem fio antes de seu eventual lançamento público nos próximos anos. 

De acordo com a Electreon, em 2024, serão abertas licitações para a reforma de um trecho da US-12 (Avenida Michigan), que incluirá segmentos adicionais de carregamento.

Como funciona

Para carregar as baterias, os veículos precisam ter um equipamento receptor para esta funcionalidade. Desse modo, ao se aproximarem da área de carregamento, recebem eletricidade sem a necessidade de fios. Isso acontece por conta de um campo magnético que transfere energia suavemente para a bateria do veículo, isto é, um processo que funciona com o carro parado ou em movimento.

A Electreon afirma que a segurança é garantida, ou seja, o contato com o pavimento não representa risco de choque elétrico para motoristas, pedestres ou animais selvagens, ou seja, todos os usuários da estrada.

Ademais, a tecnologia da empresa também está em fase de testes em cidades da Europa, Israel e China, abrindo caminho para a implantação a nível mundial. Nos Estados Unidos, Detroit recebe a primeira estrada elétrica, destacando o seu compromisso com o avanço de soluções de mobilidade.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, ODS 06 – Energia Limpa e Acessível.

Leia mais

Professor propõe soluções sustentáveis e inovação para mitigar impactos do aquecimento global

Confira o cenário brasileiro no mundo dos games no Aperte o Play dessa semana

Cidade recebe prêmio por promover qualidade de vida a pessoas com deficiência