O árbitro Fifa Anderson Daronco foi o escolhido para apitar o jogo entre Vila Nova e Fluminense pela volta da Copa do Brasil, no Serra Dourada, nesta quarta-feira (11/5). Inclusive, o trio de arbitragem será todo gaúcho, com os assistentes Rafael da Silva Alves (Fifa) e Michael Stanislau. O goiano Eduardo Tomaz vai atuar como 4º árbitro neste confronto que não terá árbitro de vídeo (VAR).

A não utilização da tecnologia na 3ª fase da Copa do Brasil gerou polêmica em várias partidas, inclusive no jogo de ida no Maracanã, quando o então árbitro Rodolpho Toski marcou um pênalti a favor do Fluminense. Na ocasião, o Tigrão vencia por 2×0 e terminou derrotado de virada por 3×2. Com isso, o presidente colorado Hugo Jorge Bravo solicitou o VAR para a partida desta quarta-feira (11), mas não foi atendido.

Leia mais: Vila Nova critica Rodolpho Toski após derrota na Copa do Brasil: “fomos assaltados por uma arbitragem covarde”

Anderson Daronco

O árbitro gaúcho é um dos principais profissionais brasileiros da área e compõe a relação de arbitragem da Fifa desde 2015. Daronco tem atuações por Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Campeonato Gaúcho, Copa do Nordeste, Libertadores, Sul-Americana e Eliminatórias da Copa do Mundo.

A equipe colorada já teve jogos apitados por ele, o úlitmo foi em 2021 contra o Ituano pelo Campeonato Brasileiro da Série C. Por outro lado, a última partida com a atuação de Anderson Daronco aconteceu nesse domingo (8/5) em Flamengo 0x1 Botafogo, no Mané Garrincha, pela 5ª rodada da Série A.

Leia também: Vila Nova vai levar ao Serra Dourada contra o Fluminense o maior público do ano no futebol goiano

No mês de março deste ano, a Federação Peruana de Futebol o denunciou para a Fifa pedindo punições para o brasileiro. O motivo da ação se deu pelo o que aconteceu na partida entre Peru 0x1 Uruguai, nas Eliminatórias para o mundial do Qatar. No segundo tempo, o houve dúvida se a bola entrou ou não por inteiro no gol defendido por Muslera, seria o gol dos peruanos. A arbitragem disse que não entrou. Segundo a Conmebol, o erro não aconteceu.