Você sabe o que fazer com o lixo que você gera diariamente em casa? O Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) e o Coletivo Ideias Urbanas realizarão a Semana da Compostagem – uma série de lives no Instagram (@ideiasurbanas) sobre a gestão dos resíduos sólidos.

A programação vai até o próximo dia 4 de junho, véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente. Nesta quinta-feira (27), o perfil Ideias Urbanas no Instagram vai ensinar como fazer uma composteira caseira, que não custa mais que R$ 10. Em entrevista ao Sagres em Tom Maior #277, a embaixadora e certificadora do Instituto Lixo Zero Brasil, Raquel Pires Sales, esclarece o objetivo da ação.

“A ideia é sempre reduzir. É não ter que gerar para não ter que tratar. O princípio vem disso, que você diminua o seu consumo, que você não consuma coisas que você não precise tanto. A partir do momento que você gerou esse excesso, você vai fazer a separação dos resíduos, encaminhando seus orgânicos ou para a coleta seletiva do seu município ou para algum catador informal, pois há várias cidades que ainda não têm o sistema de cooperativas, e tratar o seu composto dentro da sua casa”, afirma.

O bioarquiteto e urbanista, Filemon Tiago, explica que grande parte do que é produzido como resíduos em casa não precisa ser encaminhado para um aterro sanitário.

“Hoje 50% do nosso lixo, dos nossos resíduos gerados em casa, são orgânicos. O orgânico pode ser transformado em adubo, em biofertilizante, pode dar uma vida melhor para as plantas, além de não precisar ir para o aterro sanitário gerando gases de efeito estufa, doenças porque o chorume é muito tóxico”, argumenta.

A Semana da Compostagem tem apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Goiás (CAU/GO), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea/GO), Companhia de Urbanização de Goiânia (COMURG), Encontro Lixo Zero – Melhores Práticas, Rede de Educação Ambiental de Goiás e dos deputados estaduais Adriana Accorsi e Mauro Bem.

Assista à entrevista completa no STM #277