A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) multou em R$ 1 milhão a empresa Cargill por vazamento de ácido sulfúrico ocorrido na manhã desta terça-feira (19), na sede da empresa, em Goiânia. Segundo informações da superintendente de Fiscalização da Semarh, Gabriela Dval Borges, a ação da secretaria foi rápida e a população pode ficar tranquila porque não corre risco. Segundo ela, não houve contaminação de lençol freático, de curso d’agua, nem de nenhum outro corpo receptor.

Gabriela Dval afirma que dos 7 mil mil litros de ácido sulfúrico que vazaram, no máximo 1,5 mil litros chegaram a atingir o solo, em uma região de brejo localizada nas proximidades da empresa. A maior parte do produto ficou retida em bacia de contenção. Segundo ela, já está sendo providenciada a retirada dos 100 metros quadrados do solo que foi atingido, “a área já foi cercada e está sendo monitorada,” assegura.

Segundo a superintendente de Fiscalização da Semarh, o solo atingido será removido em uma profundidade de aproximadamente 20 a 30 centímetros, e substituído por solo orgânico. De acordo com Gabriela Dval, por se tratar de um ácido, o produto possui ação rápida e não apresenta efeito cumulativo. “O que o ácido tinha para reagir, já reagiu; o dano que tinha que ocorrer, já ocorreu, o produto não apresenta ação depositária, portanto não há motivo para preocupação com relação a danos permanentes para a população”, diz.