As coligações dos três candidatos a prefeito de Aparecida de Goiânia, região metropolitana, foram notificadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) nesta segunda-feira (29).

O motivo é o alto número de reclamações por conta dos carros de som utilizados para campanha eleitoral no município. De acordo com o secretário Fábio Camargo, a multa pela utilização do som acima do limite permitido de 80 decibéis e fora do horário entre 8h e 22h, resulta em multa de R$ 5 mil. Ele destaca que, dependendo do caso, o som alto dos veículos pode surtir o efeito contrário para a campanha.

“Nós não queremos prejudicar a campanha eleitoral, ela tem de ser o mais democrática possível. Todos os candidatos têm a necessidade de se fazer conhecidos pela cidade, mas a gente tem que cuidar também da poluição sonora para que não incomode a vizinhança. Já falei com vários candidatos que, muitas vezes, com o carro de som, o ‘tiro pode sair pela culatra’, por achar que está divulgando, mas por conta do som alto, a população faz é passar raiva”, ressalta.

Além dos horários e do limite de volume do som, os carros não podem veicular a propaganda próximo a hospitais, igrejas, sedes do poder judiciário, órgãos públicos, entre outros.

Por telefone, a reportagem da 730 entrou em contato com as assessorias de imprensa de dois dos três candidatos. A de Marlúcio Pereira (PSB) afirmou apenas que já foi notificada. A do candidato do PMDB, Gustavo Mendanha, enviou nota informando que já orientou os motoristas quanto à notificação e que o problema do som alto durante as campanhas em Aparecida é recorrente.

O candidato do PSDB, Professor Alcides, informou que não vai se posicionar enquanto não receber a notificação.