O Brasil pode ter déficit de até 235 mil professores na educação básica até 2040. Temendo que esta realidade se consolide, a Comissão de Educação do Senado discutiu o tema. Parlamentares analisaram em conjunto com representantes da sociedade, possibilidades de alterações legislativas.
A Comissão debateu possibilidade de mudanças na lei que trata do ensino superior. Houve a participação de representantes de professores, estudantes, pesquisadores e gestores da área educacional.
A Organização das Nações Unidas alerta para uma crise global na educação, reforçando a necessidade de valorizar a profissão docente. A ONU quer atuar pela garantia da formação adequada de mais de 69 milhões de novos professores em todo o mundo até 2030.
O Painel de Alto Nível da ONU sobre a Profissão Docente avançou para finalizar um conjunto de mais de 50 recomendações. Elas devem ser apresentadas ao secretário-geral das Nações Unidas, Antônio Guterres no Dia Mundial do Professor, 5 de outubro.
Entre as recomendações estão: a garantia de que professores e suas organizações possam envolver-se no diálogo com os governos. A intenção é que o debate ocorra sobre as questões que afetam sua profissão.
Dados
No Brasil, o Instituto Semesp divulgou em outubro do ano passado, que o déficit de professores em todas as etapas da educação básica no Brasil pode chegar a 235 mil no ano de 2040.
Considerando a taxa atual de 20,3 pessoas com idade entre 3 e 17 anos para cada docente na educação básica. Em 2040 serão necessários 1,97 milhão de professores.
Mantendo-se as taxas de crescimento de 2021, estima-se que o número de professores diminuirá 20,7% até 2040, caindo para 1,74 milhão. Logo, o déficit será de 235 mil.
O número de professores jovens em início de carreira (com até 24 anos) caiu 42,4%) de 2009 a 2021. Passou de 116 mil para 67 mil profissionais. O número de professores(as) com 50 anos ou mais subiu 109% no mesmo período.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade;