Nesta quinta-feira (15), o Manhã Sagres entrevistou o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano (SET), Adriano Oliveira, sobre o manual sobre o transporte coletivo “Como ter um Transporte Público Eficiente, barato e com qualidade na sua cidade”. O guia foi criado para os candidatos à prefeitura em todo Brasil.

Segundo o presidente, o Manual não é para fazer algum candidato vencer a eleição, mas, sim, direcionar sobre o tema. Ele destacou também o modelo de remuneração das empresas de transporte de passageiros.

“Hoje, a grande maioria dos contratos de transporte público no Brasil remuneram as empresas por passageiro transportado. Ou seja, a empresa recebe uma tarifa pública por cada passageiro pagante que utiliza o serviço. Esse modelo está se mostrando absolutamente inviável, gerando grande desequilíbrio, o que leva a queda da qualidade do serviço, a redução do número de passageiros, que leva a mais desequilíbrio”, disse.

Sobre o assunto, o que a cartilha propõe é a dissociação da remuneração tarifa pública da tarifa de remuneração. Segundo Adriano Oliveira, alguns contratos já preveem isso. Ele cita como exemplo São Paulo e Brasília. “Não por coincidência, o sistema de transporte de Brasília e de São Paulo não estão experimentando a queda de demanda que outros lugares estão”, explica.

Outro ponto que o presidente do SET ressaltou na entrevista foi o impacto que a mudança causaria. “Só para se ter uma ideia, neste ano, se não tivesse havido a pandemia e como não houve o reajuste da tarifa, isso já representaria mais de R$ 30 milhões no sistema. Seria um grande desequilíbrio causado no sistema”.