Estreia nesta terça-feira (26) a primeira edição do Pauta 1, programa do Sistema Sagres de Comunicação para nos conectar, com profundidade, aos principais assuntos do Brasil e do Mundo. E a gente começa falando sobre um tema muito importante: as ações que podemos tomar para evitar as consequências das mudanças climáticas e do efeito estufa.

Mais do que decisões individuais, o programa trata também de políticas públicas, já que o Brasil não fica só mais quente com as mudanças climáticas. O regime de chuvas também já está mudando e isso interfere diretamente na nossa vida. Um relatório do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas mostra o que a gente já sente na pele.

As chuvas ficam mais fortes e irregulares, assim como aconteceu na Região Sul do país no começo de setembro. Por lá, um ciclone atingiu uma grande região e deixou centenas de pessoas desalojadas e pelo menos 50 vítimas fatais.

Além do excesso das chuvas, o efeito estufa também provoca secas mais prolongadas, o que afeta a produção de alimentos. Para entender melhor as consequências das mudanças climáticas, a gente conversa na primeira edição do Pauta 1 com a professora Gislaine Luiz, do Instituto de Estudos Socio Ambientais (IESA), da Universidade Federal de Goiás (UFG).

A primeira edição do Pauta 1 vai ao ar nesta terça-feira (26), às 20h, na Sagres TV e nos tocadores de podcasts.

#1 | Ações para evitar as consequências das mudanças climáticas

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima

O programa

O Pauta 1, assim como o irmão gêmeo Pauta 2, são programas semanais que partem de fatos relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU. O tema surge de notícias atuais e passa a ser aprofundado em debate com jornalistas da Sagres e convidados que conversam com especialistas.

O programa segue rotina de diálogo com a audiência, autoridades públicas e privadas sobre cada assunto, além do público nas ruas de cidades brasileiras. A intenção é ampliar a discussão, além de apontar problemas e, principalmente, soluções que podem afetar diretamente as nossas vidas.