A humanidade gastou todos os recursos naturais disponíveis para o ano de 2023 em 7 meses. Por isso, nesta quarta-feira, 2 de agosto, chegamos ao Dia da Sobrecarga da Terra, quando a demanda por recursos naturais supera a capacidade do planeta de produzi-los em 365 dias. 

O período em que a marca foi atingida – sete meses – é um sinal de alerta para o mundo. Isso significa que consumimos os recursos naturais, como água, matérias-primas, solos, em uma quantidade superior à capacidade de regeneração do planeta.

Mas como fica a produção até dezembro? no cheque especial. Então, até 31 de dezembro, o planeta vai operar além do seu limite anual. Vale ressaltar que a Global Footprint Network calcula desde 1971 o padrão de consumo da humanidade. Segundo o órgão, seriam necessários 1.7 planetas Terra para atender o consumo da humanidade.

Consumo

Vários fatores estão ligados  à sobrecarga da Terra, como  a crise climática, que dificulta a regeneração de biomas e a mitigação de emissões dos gases. Mas a principal causa é o consumo excessivo dos recursos naturais, que, entretanto, contribui com o aquecimento global.

Felipe Seffrin, coordenador de comunicação do Akatu, afirmou que é preciso rever o consumismo desenfreado e buscar formas sustentáveis de consumo e produção.

“Mudar nossa forma de produção e consumo, desde a compra até o uso e o descarte, para modelos mais conscientes e sustentáveis, é uma das soluções. Praticando o consumo consciente, podemos regenerar ecossistemas e aliviar a carga pesada que impomos ao planeta”, contou.

O consumo vai de roupas, cosméticos, automóveis e residências à produção de alimentos. Essa última é um desafio, pois é responsável por 27% das emissões de gases do efeito estufa, através do desmatamento e do uso de agrotóxicos.

Consumo sustentável

A alimentação também está no centro de outro problema: o desperdício. Então, o Instituto Akatu, ONG brasileira que defende o consumo consciente, afirmou que repensar como consumir os alimentos é um dos caminhos para reduzir a sobrecarga da Terra. Outra preocupação direta com o desperdício é a quantidade de pessoas que passam fome em todos os lugares do mundo.

O consumo e a produção sustentável tornaram-se uma causa urgente para equilibrar produção, consumo e descarte. A Economia Circular, por exemplo, já é vista como um modelo de produção que elimina os desperdícios. Mas, quando se fala em sustentabilidade, tanto empresas quanto indivíduos únicos possuem responsabilidades.

Confira algumas dicas da Akatu para diminuir o impacto sobre a sobrecarga da Terra:

1 – Apoiar a reciclagem, a logística reversa e a reutilização de materiais

2 – Priorizar alimentos orgânicos, mais saudáveis e sustentáveis

3 – Usar alimentos de forma integral

4 – Fazer a compostagem dos resíduos orgânicos

5 – Evitar excessos e desperdícios na produção e na distribuição

6 – Desenvolver produtos mais duráveis e mais sustentáveis

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 12 – Consumo e produção responsáveis.

Leia mais: