O E-título, aplicativo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apresentou instabilidade neste domingo (15) dia das eleições municipais. De acordo com diretor geral do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), Wilson Gamboge, houve sobrecarga na plataforma devido ao grande volume de acessos.

O recurso eletrônico possibilita a justificativa de ausência nas votações do 1º turno e 2º turno. O e-Título também permite o acesso rápido às informações do eleitor cadastradas na Justiça Eleitoral. Apresenta dados como: zona eleitoral, situação cadastral, além da certidão de quitação eleitoral e da certidão de crimes eleitorais. 

A instabilidade do aplicativo foi registrada em todo país, como detalhou o diretor geral. “O problema é nacional, houve uma sobrecarga na plataforma do E-titulo, que está hospedada fora do ambiente dos TRE’s, isso está hospedada de forma nacional no TSE e quem tentou baixar o e-titulo hoje não obteve sucesso”, afirmou.

Segundo Wilson Gamboge, as pessoas que já haviam baixado o e-Título não reportaram problemas, mas explicou que quem tiver problemas no acesso ao aplicativo pode consultar informações por outros meios. “Há outros meios de encontrar o local de votação, como por exemplo o telefone 148 da Justiça Eleitoral, ou o próprio site da Justiça Eleitoral”, ressaltou. “Acreditamos que apesar da dificuldade no acesso ao aplicativo, não houve prejuízo ao eleitor para encontrar o seu local de votação”, completou.

TSE

Em entrevista coletiva, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que o e-Título, o aplicativo da Justiça Eleitoral, sofreu instabilidade na dia da eleição, mas lembrou que, nas últimas 24 horas, mais de três milhões de pessoas baixaram o app, de um total de 13 milhões de downloads.

“A principal funcionalidade do e-Título é a identificação do eleitor na seção eleitoral. Nesta função específica, não temos tido problemas. No entanto, o aplicativo possui outras funcionalidades, entre elas a consulta do local de votação e a justificativa, para aqueles que estão em sua cidade, mas impossibilitados de votar. Nessas funções, e devido à quantidade excessiva de acessos, o aplicativo realmente apresentou instabilidade”, esclareceu.